A Associação GSM (GSMA), uma das entidades mais proeminentes na área das telecomunicações, entregou como vem sendo habitual um conjunto de prémios para as melhores soluções e dispositivos de telecom e mobile. O Mobile World Congress em Barcelona foi o palco para a entrega das distinções, e a empresa portuguesa que estava a concurso não conseguiu impor-se à concorrência.

Tal como o TeK já tinha referido, a solução Metric da portuguesa Multivision estava nomeada para a categoria "Best Solution for Growing Smaller or Independent Network". O prémio acabou por ir para a Reach-U com a solução Demograft.

Nas várias distinções que foram feitas o TeK destaca aquelas que estão mais viradas para o segmento do consumo.

O HTC One ganhou o prémio de melhor smartphone, pela qualidade do equipamento e pelo interface intuitivo. O Nokia Lumia 520 ficou com a distinção de melhor telemóvel low-cost, sobretudo pela relação qualidade-preço que entrega e pelo tempo de vida da bateria. O iPad Air arrebatou o título de melhor tablet, tendo contribuído para isso o ecossistema mais apetrechado de todos para esta gama de dispositivos. A LG ficou com a distinção de marca mais inovadora do ano.

Na área das aplicações a distinção de melhor software de entretenimento foi para o jogo Device 6, ficando a aplicação de selfies CamMe da PointGrab com o galardão de aplicação móvel mais inovadora.

Como a lista dos restantes premiados é longo, os leitores interessados podem aceder à totalidade das distinções, com descrições brévia dos premiados e comentário dos jurados, neste link.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico