Um conjunto de novas tecnologias e aplicações fornecidas pela PT Inovação no campo da Telemedicina, projectos de telecomunicações como o "Netautarquia", direccionado para a modernização das autarquias, e o "Frotalink", vocacionado para a localização de veículos mediante GPS, foram algumas das soluções apresentadas a Presidente da República, no decurso da visita que efectuou à sede daquela empresa, em Aveiro.

Apesar dos desenvolvimentos efectuados em termos de telecomunicações, é na área da Telemedicina que a PT Inovação é mais conhecida, devido ao trabalho que tem realizado desde há três anos a esta parte, que consiste na concepção de uma solução pioneira em conjunto com o Hospital Pediátrico de Coimbra (onde funciona o órgão de teleconsulta central).



Em breve, a rede de Telemedicina será alargada aos hospitais de Viseu e Castelo Branco, que ficarão a partir daí apetrechados com tecnologia que permitirá efectuar numa primeira fase o diagnóstico médico à distância em cardiologia fetal e pediátrica.

Eduardo Castela, médico e dinamizador da telemedicina de Cardiologia Fetal e Pediátrica, realçou à Agência Lusa o sucesso do projecto, indicando que "várias crianças já foram operadas com base em exames efectuados por teleconsulta". Aquele profissional defendeu ainda "o alargamento do projecto a todos os hospitais do país e em todas as especialidades viáveis".

A rede de Telemedicina da PT Inovação conta com a participação dos hospitais de S. Sebastião (Feira), Santo André (Leiria), Santa Marta (Lisboa), Maria Pia (Porto), Cova da Beira (Covilhã) e distritais da Guarda, S. Miguel (Açores) e o Gregório Marañon (Madrid), para além da Maternidade Júlio Dinis (Porto).

No programa oficial da visita do Presidente da República ainda houve tempo para a visita de uma exposição sobre os 52 anos das telecomunicações em Portugal, que permitiu a Jorge Sampaio apreciar algumas das patentes obtidas por aquela organização e admirar um telemóvel da quarta geração.



Este último projecto de telecomunicações foi desenvolvido num consórcio que reuniu a PT Inovação e diversas empresas e entidades nacionais e internacionais, nomeadamente, o Instituto Superior Técnico, a BBC, Bosch e a Philips.

Notícias Relacionadas:

2001-03-20 - UTAD apela a hospitais para criarem ciber-enfermarias

2001-01-24 - Bluetooth ajuda doentes do coração

2000-11-21 -Mariano Gago quer Portal do Utente em todo o país

2000-10-02 - Indicadores da Sociedade de Informação em Novembro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.