À margem de um evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, que lhe atribuiu o prémio de melhor empresário português 2011-2012, Paulo Azevedo considerou que o tempo de espera por uma decisão é uma situação difícil para todos os intervenientes.



O responsável sublinhou que noutros países há condições para avançar mais rapidamente com este tipo de processo e defendeu que em Portugal também deveria haver, embora fazendo notar que mantém um "respeito muito grande" pelo regulador.



"O que temos dito é que gostávamos muito, se possível, que a decisão fosse rápida e já passou muito tempo", refere o líder do grupo nortenho, em declarações citadas pelo Jornal de Negócios.



Recorde-se que a análise da operação de fusão da Zon e da Optimus, proposta pelos acionistas em dezembro do ano passado, está há vários meses em análise pela Autoridade da Concorrência. A operação tinha também de ser avaliada pela Anacom e pela ERC, que já finalizaram as respetivas apreciações ao caso.



Negócio PT/SportTv: novo negócio para análise da Autoridade da Concorrência

Para analisar a Autoridade da Concorrência tem já mais um caso envolvendo uma empresa de telecomunicações. O Diário Económico escreve hoje que a Anacom terá recomendado à AdC uma análise detalhada do processo.



Segundo a informação disponível, o regulador das comunicações eletrónicas teme "eventuais efeitos verticais relacionados com o acesso aos conteúdos pelos concorrentes da PT e Zon".



O impacto do negócio em eventuais novos projetos de canais desportivos premium e a existência de uma cláusula no acordo de não concorrência (das empresas acionistas) à Sport TV são outros motivos de preocupação para a Anacom. Soube-se também na terça-feira que a ERC já deu luz verde ao negócio.



Com o negócio que os reguladores estão agora a analisar, a Sport TV passa a ter como acionistas a Portugal Telecom e a Zon, a par com a Sportinveste de Joaquim Oliveira, juntas numa mesma empresa.



Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico