Foi celebrada hoje uma parceria entre a Fundação Vodafone e a Universidade do Minho que tem como principal objectivo a colaboração no desenvolvimento da utilização das novas tecnologias, mais concretamente as móveis, integradas em sistemas de informação. No âmbito do acordo, ambas as entidades deverão proceder à partilha de informações sobre a inovação na área das novas tecnologias da informação.



Um dos focos do protocolo consiste na implementação de um sistema de envio de mensagens escritas que promete facilitar a comunicação entre alunos e professores.



O “Projecto SMS Aluno” permite a entrega das mensagens a qualquer entidade ou grupos de entidades registadas nos portais institucionais da Universidade do Minho, independentemente da rede móvel que estes utilizam.



Esta solução pretende dar resposta a três possíveis cenários traçados no plano de desenvolvimento do projecto: a difusão de informações entre os directores de curso e alunos através de SMS, a utilização das mensagens escritas para averiguar a classificação nas disciplinas e o lançamento de uma pauta activa com o envio automático das classificações a cada um dos alunos.



O acesso ao serviço é efectuado a partir do portal de alunos no qual cada docente ou membro registado possui uma palavra de acesso. Após efectuar o log in os remetentes escrevem o seu texto e inserem os números de telemóvel para os quais pretendem enviar a mensagem.



O sistema de SMS está disponível a partir de hoje na instituição de ensino, não havendo para já nenhuma confirmação de que iniciativas semelhantes venham a ser desenvolvidas nos próximos tempos. Mesmo assim, não é posta de parte a possibilidade de alargar o projecto a outros estabelecimentos de ensino superior.



Na sequência do acordo a Fundação Vodafone comprometeu-se a doar um milhão de SMS à Universidade do Minho e a disponibilizar as suas competências dentro desta área na concretização desta primeira fase do protocolo.

Notícias Relacionadas:

2006-09-26 - Fundação Vodafone colabora no ensino de jovens com pais itinerantes

2004-06-28 - Fundação Vodafone Portugal apoia vigilância e combate a incêndios