Liderado por Portugal, o projeto europeu DISCRETION pretende reforçar a segurança e resiliência das comunicações na área da defesa, usando soluções quânticas avançadas.
Durante o exercício REPMUS, realizado em setembro pela Marinha Portuguesa em colaboração com a NATO, foi demonstrado o potencial das comunicações Rádios Definidos por Software (SDRs) do DISCRETION, que receberam chaves criptográficas geradas pela tecnologia de Distribuição Quântica de Chaves por Variáveis Contínuas (CV-QKD).
“Estas chaves foram utilizadas para comunicações encriptadas em missão, demonstrando como as equipas de Defesa podem utilizar eficazmente a plataforma DISCRETION para comunicações seguras em tempo real, em diversas localizações e requisitos operacionais”, explica-se em comunicado.
Ficou, ainda, comprovada a capacidade de usar chaves geradas quanticamente para proteger informações sensíveis (Red) enquanto atravessam redes menos seguras (Black). Esta capacidade garante que mesmo os dados mais sensíveis mantenham a sua integridade de segurança ao transitar pelas redes de Defesa.
O projeto europeu liderado por Portugal, com o patrocínio do Ministério da Defesa Português, do Estado-Maior das Forças Armadas e do Gabinete Nacional de Segurança, permite um avanço nas comunicações seguras para a Defesa europeia.
Trata-se de um protótipo de Redes Definidas por Software (SDN) que integra a Distribuição quântica de Chaves (QKD) e combina tecnologias de ponta com doutrinas de comunicação de Defesa para proporcionar flexibilidade, segurança e resiliência às redes militares em toda a Europa.
O projeto DISCRETION foi desenhado para responder às exigências das comunicações militares, alinhando-se com o princípio da separação red-black nas redes de Defesa.
“Esta abordagem assegura que todos os dados sensíveis sejam criptografados de forma segura ao circularem por canais não seguros, através de máquinas de cifra nacionais, desenvolvidas, especificamente, para utilizar chaves criptográficas obtidas a partir de sistemas QKD integrados”.
A tecnologia de CV-QKD foi escolhida devido ao potencial para implementação, em larga escala, da criptografia quântica. A CV-QKD é particularmente vantajosa por ser compatível com redes óticas tradicionais, tornando-o uma escolha prática para ambientes modernos de comunicações de Defesa.
O projeto, desenvolvido com o apoio do Ministério da Defesa Português e instituições parceiras de Espanha, Áustria e Itália, representa um marco na implementação de criptografia quântica em larga escala, compatível com infraestruturas óticas tradicionais.
Coordenado pela Deimos Engenharia, integra parceiros como o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Superior Técnico, a AlticeLabs e a Adyta, em Portugal, e outras entidades de destaque nos restantes países participantes, que são Espanha, Itália e Áustria.
Desde a sua reunião inaugural em Lisboa, em janeiro de 2022, o DISCRETION tem reforçado o compromisso europeu em liderar a inovação na segurança das comunicações militares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários