O torneio de ténis do Estoril Open é a primeira competição do ATP Tour na Europa a gozar de cobertura de rede Wi-Fi, que garante aos jornalistas, visitantes, atletas e organização o acesso à Internet sem fios em diversos espaços do Estádio Nacional, em Lisboa. Para o efeito a PT Wi-Fi, empresa do grupo PT que gere o negócio wireless, montou no local uma hotzone, experimentando aqui o modelo que irá replicar durante Euro 2004.



Rogério Canhoto, administrador da PT Wi-Fi, afirmou ao TeK que a empresa está a "afinar o tiro" para o Euro 2004, verificando quais os perfis de utilização, picos de tráfego e tipo de utilização numa grande concentração de natureza desportiva. "Tecnicamente o Open permite-nos experimentar se estamos a dimensionar a rede de forma correcta e a oferecer os serviços certos, mas também do ponto de vista comercial podemos ensaiar a adesão dos utilizadores", adiantou ainda o administrador da empresa.



No Estádio Nacional a PT Wi-Fi montou uma hotzone provisória que cobre os espaços do court central, a zona VIP e o centro de imprensa. Todos os jornalistas acreditados receberam um voucher de 100 megabytes e têm ainda acesso a placas Wi-Fi emprestadas de forma a que possam trabalhar e comunicar através desta rede sem fios.



"Fizemos vários site surveys para garantir a cobertura da rede e o bom funcionamento técnico e sobredimensionámos a rede em termos de débito, já que se espera que os utilizadores tenham uma utilização intensiva das comunicações, acesso à Internet e envio de ficheiros pesados, como fotografias", explicou Rogério Canhoto.



No primeiro dia do encontro desportivo o feedback da utilização do Wi-Fi tem sido positivo, refere Rogério Canhoto, que indica ainda que a PT colocou no local diversos demonstradores que podem apoiar os utilizadores e resolver grande parte das suas dúvidas.


O Estoril Open, decorre até ao próximo domingo nos courts de terra batida do Estádio Nacional, em Lisboa, sendo o Grupo PT um dos principais patrocinadores do evento.

Notícias Relacionadas:

2004-03-03 - Rede Wireless da PT já em funcionamento comercial