A Portugal Telecom, através da PT Comunicações, anunciou hoje que vai compensar os seus clientes pela taxa de activação cobrada entre 1998 e 1999, através de chamadas gratuitas durante 13 domingos, no período que decorre entre os dias 21 de Março e 13 de Junho, explicou fonte oficial do grupo.
O anúncio decorre de um acordo estabelecido com a Associação de Defesa do Consumidor, a Deco, e implica a suspensão da acusação judicial contra a operadora de telecomunicações interposta em 1999 representando milhares de consumidores que se sentiram lesados com o pagamento de um impulso inicial em cada comunicação fixa, cobrada pela operadora como taxa de activação.
O acordo entre as duas entidades inclui chamadas locais, regionais e nacionais de rede fixa e abrange todos os clientes. Simultaneamente a operadora oferece um crédito de 25 euros aos utilizadores da rede que pretendam aderir a um dos serviços ADSL disponível no mercado. Para os clientes abrangidos pelos planos para pensionistas e reformados, a oferta da PT oferece ainda o valor da assinatura mensal referente ao mês de Setembro deste ano.
O caso que esteve na origem deste acordo já foi apreciado pelo Supremo Tribunal de Justiça que considerou a taxa de activação ilegal, apoiando os consumidores que pretendessem pedir o reembolso dos valores cobrados. Na sequência da decisão, a PT decidiu iniciar o processo de devolução dos valores aos 40 mil clientes envolvidos na acção, recorrendo a um sistema de crédito nas facturas. A dificuldade do processo - que obrigava os clientes a comprovarem os valores pagos - levou as duas entidades a negociarem um acordo que facilitasse a sua resolução.
Notícias Relacionadas:
2001-12-14 - Portugal Telecom vai recorrer da decisão do Tribunal para a taxa de activação
2000-11-15 - PT defende que não tem de devolver taxa de activação
2000-11-14 - PT vai devolver dinheiro aos clientes?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários