Como se esperava, a Anacom emitiu ontem o título que concretiza o direito de utilização das frequências que vão permitir à PT oferecer serviços de Televisão Digital Terrestre em sinal aberto, licença relativa ao Mux A.

De acordo com os termos da licença, a PT tem de cobrir 78 por cento da população até final do quarto trimestre de 2009, ou seja, até final do próximo ano. Um ano depois, em 2010, a empresa liderada por Zeinal Bava levará o serviço a 87,26 por cento da população. A população sem condições para receber a TDT será servida por tecnologias complementares alternativas, como o satélite.

Recorde-se que a PT planeia um investimento de 120 milhões de euros para a TDT. Na abertura das propostas, em Abril deste ano, Zeinal Bava prometeu que um ano depois os portugueses já teriam serviços de TDT.

O presidente da PT adiantou que a proposta da empresa permite antecipar num ano o switch-off da televisão analógico, complementando a oferta de TDT com tecnologias como o satélite, para chegar a 100 por cento da população no final de 2010. Em termos de canais, a oferta de acesso gratuito é composta por cinco canais no continente e 6 nas regiões autónomas.

Nos canais pagos, a proposta da PT é a de garantir uma cobertura abrangente do território num período de 18 meses. Vão existir mais de meia centena de canais, dos quais três em alta definição.

No que se refere aos serviços a empresa promete canais temáticos, Guia Tv, áudio-descrição e legendagem, video-on-demand, etc.

Do investimento previsto pela PT, 15 milhões servirão para subsidiar equipamentos e tornar mais fácil o acesso de pensionistas com baixos rendimentos, famílias beneficiárias do rendimento social de inserção ou instituições de carácter social à TDT. Os preços dos serviços e das boxes não foram revelados pela PT, que sublinhou a importãncia das condições do mercado na altura de lançamento do serviço para definir este factor.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.