A Google ainda não definiu uma data para a comercialização do seu primeiro telemóvel fora do circulo restrito de países que podem encomendar o Nexus One desde Janeiro, mas em Portugal já é possível comprar o aparelho que estreia a versão 2.1 do Android e a estratégia da gigante da Internet na venda directa destes terminais.

Ainda ontem o TeK fazia a ronda pelas opções de telemóveis Android à venda em Portugal, referindo a informação oficial de que o Nexus One só chegaria algures
durante a Primavera, mas alguns alertas dos leitores levaram a uma pesquisa sobre a existência de terminais já à venda.

E é verdade que se podem encontrar telemóvels da Google à venda não só online, através da Expansys, mas também em algumas lojas de electrónica de consumo, como a FNAC, Worten e Mediamarket. A situação parece, aliás, ser comum a vários países da Europa.

Em comum todas as lojas têm o facto da oferta ser limitada e com preços bastante acima dos praticados na venda directa pela Google. Mas nem por isso deixa de haver procura e em alguns casos o stock já esgotou.

A FNAC, que colocou o terminal à venda em algumas lojas a 799 euros, já não tem o produto em stock e - segundo informação do apoio ao cliente - não está a considerar a sua reposição. Na Mediamarket há ainda equipamentos à venda, mas não é possível confirmar o número total de unidades já que cada loja gere o seu próprio stock e também os preços, que podem variar.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Também a Worten tem o Nexus One à venda, mas em número limitado, e a empresa não quis responder às questões do TeK sobre a disponibilidade, a garantia dada aos clientes em caso de avaria e a forma como conseguiu comercializar o terminal em território Luso. A mesma política adoptada pela FNAC que ainda não respondeu às questões que colocámos.

Online também se pode comprar o terminal da Google, através do site da Expansys, uma loja com presença em vários países. A informação está toda detalhada na página do produto, onde se refere que custa 644,99 euros, que existem mais de 50 terminais em stock e que o Nexus One está disponível desde 9 de Fevereiro de 2010.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Da linha de apoio ao cliente garantem que a entrega é feita em 3 dias úteis e adiantaram ainda ao TeK que "há muitas vendas para Portugal", já que este era um produto muito aguardado.

O primeiro telemóvel da Google está à venda desde Janeiro, com um modelo inovador de venda directa através do site, livre de operador, mas por enquanto apenas para os clientes dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Hong Kong e Singapura.

O terminal é sempre vendido desbloqueado, podendo ser comprado por 529 dólares, livre de operador, ou associado à rede da T-Mobile, com planos de fidelização a tarifários que fazem descer o custo do terminal até aos 179 dólares, mas só nos Estados Unidos.

Os preços praticados em Portugal pelas várias lojas representam por isso um "prémio" significativo no preço, mesmo que a Google siga a estratégia de algumas marcas que mantêm os valores praticados nos Estados Unidos apesar da diferença do custo da moeda. Se assim for, o Nexus One pode custar 529 euros na Europa, o que significa que quem comprar na Expansys paga mais 120 euros e na FNAC o total seria de mais 270 euros.

Mas os custos podem não ficar por aqui. Contactada pelo TeK face a esta situação a Google diz que "declina qualquer tipo de responsabilidades – preços, tarifário, ou outras, - nos Nexus One adquiridos fora da loja on-line da Google". E lembra que neste momento, está a aceitar apenas encomendas de consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido, Singapura e Hong Kong, remetendo novamente para a Primavera a chegada do Nexus One à Europa.

Fica por explicar a forma como as lojas tiveram acesso aos equipamentos, já que supostamente nas lojas da T-Mobile é obrigatória fazer a adesão à rede da operadora norte-americana e online as condições de comercialização da Google não têm limitação de número de unidades vendidas mas referem claramente que os terminais não podem ser revendidos.

Fátima Caçador