A cidade de Paris vai instalar uma rede de hotspots de acesso gratuito aberta a todos os utilizadores. O projecto vai ser implementado pela SFR e a Alcatel-Lucent e conta numa primeira fase com 262 pontos de acesso patrocinados pelo município da capital francesa.
O projecto é semelhante ao já implementado por outras cidades, como São Francisco, e inclui espaços ao ar livre e edifícios públicos, como museus e bibliotecas. O número de hotspots deverá ser alargado a 400 a breve prazo, incentivando a utilização da Internet em situações de mobilidade.
De acordo com a informação disponibilizada pelos meios de comunicação franceses, a instalação do serviço custará 2,5 milhões de euros numa primeira fase, mais 500 mil euros por ano gastos em comunicações e manutenção da rede.
Apesar de considerar estar no “limite da legalidade”, por não ser sua função fornecer serviços de telecomunicações, os responsáveis da câmara de Paris afirmam ter avançado com o projecto por haver falta de iniciativa privada e que contactaram a autoridade das telecomunicações (ARCEP) que não se opôs ao projecto.
O município tenciona ainda dar a oportunidade aos operadores de instalarem as suas próprias redes privadas e deverá abrir concurso para a concessão dos espaços ainda em 2007.
Notícias Relacionadas:
2006-1-23 - Wireless Broadband Cities traz mais banda larga para serviços públicos
2006-09-06 - Broadnet, Radiomóvel e PT Wi-Fi asseguram banda larga wireless nos jardins de Lisboa
2004-11-08 - Taipé estende cobertura de rede Wi-Fi a toda a cidade
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários