De acordo com os números oficiais foram suportadas pelas redes móveis dos diversos operadores 581 mil comunicações de dados a partir do interior do estádio Castelão, em Fortaleza. Incluem-se neste leque o envio de emails, imagens e mensagens multimédia.



A título de exemplo, o sindicato dos operadores de telecomunicações explica que o tráfego gerado foi o equivalente ao envio de meio milhão de fotos, com um tamanho médio de 0,55 megabits.



Durante o jogo e nas horas antes e depois da partida que lotou o estádio (o estudo apurou dados para sete horas de comunicações) foram ainda realizadas 128 mil chamadas. A esmagadora maioria das comunicações realizadas foi suportada na rede 3G. Só 135 mil comunicações foram suportadas pelas redes 4G.


O estádio Castelão está entre os que não têm disponível uma rede Wi-Fi, por falta de acordo com a administração do estádio, pelo que todas as comunicações estiveram concentradas nas redes móveis.

O SindeBrasil já tinha revelado dados de balanço no fim da primeira ronda de jogos. Nesse conjunto de encontros foram enviados a partir dos estádios o equivalente a 7 milhões de fotos, em mais de 7,6 milhões de comunicações de dados. As chamadas de voz totalizaram um milhão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico