De acordo com os números oficiais foram suportadas pelas redes móveis dos diversos operadores 581 mil comunicações de dados a partir do interior do estádio Castelão, em Fortaleza. Incluem-se neste leque o envio de emails, imagens e mensagens multimédia.



A título de exemplo, o sindicato dos operadores de telecomunicações explica que o tráfego gerado foi o equivalente ao envio de meio milhão de fotos, com um tamanho médio de 0,55 megabits.



Durante o jogo e nas horas antes e depois da partida que lotou o estádio (o estudo apurou dados para sete horas de comunicações) foram ainda realizadas 128 mil chamadas. A esmagadora maioria das comunicações realizadas foi suportada na rede 3G. Só 135 mil comunicações foram suportadas pelas redes 4G.


O estádio Castelão está entre os que não têm disponível uma rede Wi-Fi, por falta de acordo com a administração do estádio, pelo que todas as comunicações estiveram concentradas nas redes móveis.

O SindeBrasil já tinha revelado dados de balanço no fim da primeira ronda de jogos. Nesse conjunto de encontros foram enviados a partir dos estádios o equivalente a 7 milhões de fotos, em mais de 7,6 milhões de comunicações de dados. As chamadas de voz totalizaram um milhão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.