(Actualizada) A RTP apresentou hoje um novo canal televisivo formatado para telemóvel que vai estar disponível nas redes dos três operadores. O RTP Mobile avança com uma programação de 24 horas onde se incluem informação noticiosa, desporto, programas juvenis interactivos, magazines e um noticiário em inglês com emissão diária. O RTP Mobile conta ainda com um serviço de vídeos a pedido.



Carlos Vargas, responsável pelo canal, explicou em conferência de imprensa que a programação de arranque é ainda experimental e que ao longo dos próximos meses a empresa admite fazer ajustes que lhe permitam ir ao encontro do gosto dos utilizadores.



O mesmo responsável referiu que a nova oferta é vocacionada para um público jovem e urbano, mas acrescentou que a prazo a empresa espera cativar outros segmentos de utilizadores móveis.



Sem avançar números, os responsáveis da RTP sublinharam que os conteúdos da televisão pública - já disponíveis nas ofertas de Mobile TV dos operadores - têm uma audiência muito positiva, justificando assim as previsões optimistas para o novo serviço.



O RTP Mobile está disponível nos três operadores móveis, integrado nas ofertas de Mobile TV que cobram uma tarifa plana mensal para oferecer um pacote diversificado de canais.



Na Optimus o acesso ao canal será gratuito numa primeira fase, por forma a assinalar o lançamento. Fonte da empresa não adiantou por quanto tempo irá prolongar-se este acesso gratuito.



TMN e Vodafone também mantêm períodos de acesso gratuito ao serviço de Mobile TV, que não foram desenhados para promover esta oferta em concreto mas podem ser usados para experimentar o novo canal, ou visualizar os restantes.



No caso da TMN o acesso gratuito ao serviço de Mobile TV está disponível para quem adquira o novo equipamento da Samsung 3,5G (Z560) ou o 3G Z150, também da Samsung, até 31 de Agosto. Estes clientes podem usar o serviço gratuitamente até 31 de Outubro.



No caso da Vodafone, o primeiro dos três operadores a avançar com a emissão da RTP 24 horas no telemóvel, o acesso ao serviço de Mobile TV é gratuito no primeiro mês para todos os novos subscritores.



Durante a apresentação, Carlos Vargas lembrou ainda alguns constrangimentos que inibem o maior sucesso das ofertas de Mobile TV, focando aspectos como o tamanho dos ecrãs móveis, duração das baterias ou qualidade do som.



O responsável sublinhou ainda que o posicionamento de preço é também um factor determinante no interesse dos utilizadores relativamente a este tipo de oferta.



Nota de Redacção [17:02]: A notícia foi actualizada com informação da TMN e da Vodafone sobre as condições de acesso ao serviço de Mobile TV.



Notícias Relacionadas:

2006-04-10 - TMN estende oferta de Mobile TV a 21 canais

2006-01-18 - Vodafone avança com serviço de TV no móvel com 14 canais