As telecomunicações foram a par da grande distribuição as áreas que mais investiram em campanhas de Natal na televisão, entre Janeiro e Novembro de 2010, segundo dados resultantes de uma análise do Omnicom Media Group (OMG), com base na informação Mediamonitor da Marktest.



O ranking de anunciantes que mais apostou em campanhas natalícias é liderado pela Sonae, através dos hipermercados Modelo Continente, cujo investimento registou uma subida de 13 por cento face ao período homólogo.



As quatro posições seguintes da tabela pertencem a empresas do sector das telecomunicações: Optimus, Portugal Telecom, Vodafone e TMN, respectivamente.



No geral, os valores associados às campanhas televisivas de Natal caiu seis por cento face a período homólogo, de cerca de 47,9 milhões de euros, em 2009, para aproximadamente 45 milhões de euros.



Os dados demonstram que, embora o investimento total em televisão tenha registado um crescimento de cinco por cento entre Janeiro e Novembro de 2010, face ao mesmo período de 2009, no bimestre de Outubro-Novembro verificou-se uma quebra de dois por cento em relação ao ano anterior.



Esta redução corresponde a um decréscimo de investimento no mês de Outubro, em por cento por cento, o que poderá indiciar uma aposta estratégica que passa por adiar a comunicação e concentrá-la mais próximo da quadra natalícia, nota a Marktest.

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