Ao longo do primeiro semestre deste ano, a ANACOM recebeu perto de 10,26 mil reclamações por escrito, 363 pedidos de informação e 2,347 mil consultas telefónicas e presenciais respeitantes a serviços de comunicações. Os valores obtidos na primeira metade do ano superam em 28 por cento os registados no período homólogo.



No total foram recebidas 7,772 mil queixas referentes às comunicações electrónicas, com 3,331 mil a serem entregues directamente à ANACOM e 4,441 mil a darem entrada via folhas de livros de reclamações.



O maior número de queixas recebidas no período diz respeito a serviços telefónicos em local fixo, que motivaram 2,698 mil reclamações, seguido dos serviços de acesso à Internet (2,08 mil) e dos serviços telefónicos móveis (1,1912 mil).



No que diz respeito às reclamações referentes a serviços de telefone em local fixo, a demora na desactivação da pré-selecção foi o maior motivo de queixa dos clientes (1,282 mil), seguido da assistência técnica (336 queixas).



Quanto às queixas respeitantes a serviços de acesso à Internet, a maioria está relacionada com problemas na facturação (591), assistência técnica (429) e questões referentes a contratos (391).



Por sua vez, as reclamações relacionadas com equipamentos, assistência técnica e atendimento ao cliente são as que mais motivaram queixas relativas aos serviços telefónicos móveis.



A ANACOM refere ainda que os serviços de distribuição de televisão por cabo, a facturação, a assistência técnica e o contrato foram responsáveis por 543 queixas no total de reclamações recebidas (763).



Resta apenas salientar que no relatório semestral divulgado pelo regulador, os serviços VoIP foram os que motivaram o maior número de reclamações por cada mil clientes, com 0,13 por cento dos subscritores destes serviços a reclamarem.




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