A consultora Ookla, especialista em benchmark da velocidade de internet, partilhou um estudo sobre quais os países do mundo com as ligações 5G mais rápidas durante o segundo trimestre de 2023. Nas suas conclusões, os Emirados Árabes Unidos têm a rede 5G mais rápida do mundo, entre os 70 países que lançaram a nova geração de redes. Na explicação consta a aposta nos serviços de streaming, assim como nos jogos online.

O país registou uma velocidade média de download de 557,70 Mbps, fazendo-se acompanhar no Top 3 pela Coreia do Sul em segundo lugar com média de 501,56 Mbps e o Qatar com 465,62 Mbps. Nenhum país da Europa está no Top 10 e a melhor posição é a da Bulgária, com uma média de 233,63 Mbps.

Top 5G por paises T2 2023
Fonte: Ookla

Como curiosidade, a especialista afirma que a Etisalat é atualmente o operador com o fornecimento da rede mais rápida do mundo, registando uma média de velocidade de download de 680,73 Mbps.

Continuando a análise do Top 10, países como os Estados Unidos ou a Índia não constam nessa lista. O quarto lugar é ocupado pelo Brasil, com uma média de download de 447,30 Mbps, seguindo-se Singapura com 388,55 Mbps e o Barém 378,35 Mbps. A lista fica completa com a Arábia Saudita, Nova Zelândia e a China no 10º lugar.

Portugal nem aparece no ranking desta média, embora a NOS, considerada pela Ookla como a rede mais rápida do país, tenha registado uma média de download de 380,51 Mbps.

Ainda sobre a liderança dos Emirados Árabes Unidos, a Ookla diz que a Etisalat e a du lançaram os seus serviços comerciais do 5G no segundo trimestre de 2019, depois da alocação do espectro pelo regulador do país. Desde então, houve uma concorrência “agressiva” entre os operadores, tendo feito praticamente a cobertura de toda a população em 2022. Ainda assim, as empresas tiveram de lidar com a situação macroeconómica levantada pela pandemia de COVID-19 durante a expansão das redes. Os desafios deram frutos em 2022, com o crescimento das receitas da Etisalat em 6% e a du em 8,4%.

Veja na galeria mais dados sobre o relatório da Ookla

Ambas as operadoras deram prioridade ao crescimento da sua base de clientes pós-pago, em que os subscritores podem escolher os planos e optar por serviços adicionais com grande foco nas opções de entretenimento, tais como os serviços de streaming, eventos desportivos e gaming mobile.

Os consumidores dos Emirados Árabes Unidos são sobretudo jovens que passaram uma média de 4,7 horas por dia a jogar em smartphones em 2021, aponta o relatório da Ookla, como o mais elevado dos mercados MENA. A população jovem e entusiasta da tecnologia tem ajudado no crescimento das redes 5G no país. A Etisalat oferece mesmo Call of Duty Mobile em alguns planos de subscrição, incentivando o gaming nos smartphones. Os conteúdos de vídeo são também um foco primário dos operadores para adicionar valor às subscrições.

As duas operadoras dos Emirados Árabes Unidos continuam a investir no maior desempenho das suas redes. A Etisalat vai lançar ainda em 2023 a sua rede comercial 5G Standalone e a du vai inaugurar a tecnologia 5G-Advanced. Ambas procuram novos casos de uso focados nos consumidores.