O alargamento dos serviços ligados ao Cartão do Cidadão a mais de três mil PayShops espalhadas pelo país e a inauguração da primeira Loja Móvel do Cidadão são as mais recentes medidas para a modernização administrativa, apresentadas hoje.

A extensão dos serviços do Cartão a 3.900 PayShops visa facilitar a vida às pessoas que tenham Cartão do Cidadão e que precisem de um comprovativo de morada ou de dados identificativos, criando um serviço de proximidade com o cidadão, explicou à agência Lusa a secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Certificados, assinaturas electrónicas e outros comprovativos ligados ao cartão poderão ser obtidos nas PayShops mediante o pagamento de 30 cêntimos, evitando-se a deslocação a uma Loja do Cidadão ou a compra de um leitor específico.

A responsável governamental admitiu que tais serviços já se podem obter através da Internet, por via do Portal do Cidadão. No entanto ainda há muitas pessoas que não possuem esta ferramenta informática ou são avessas à sua utilização, acrescentou.

Esta tarde é também inaugurada a primeira Loja Móvel do Cidadão, em Palmela, que "permitirá às populações rurais, mais afastadas dos principais núcleos urbanos, aceder (…) aos serviços prestados nas Lojas do Cidadão, como o Cartão de Cidadão ou o Passaporte, e a serviços municipais", lê-se no comunicado de imprensa.

A Loja Móvel do Cidadão de Palmela surge da evolução da Viatura de Atendimento Móvel da Câmara Municipal de Palmela (VAM), que passará a disponibilizar também serviços da administração central.