Novos dados da Anacom dão a conhecer que, no final do primeiro semestre de 2021, o número de assinantes de serviços móveis aumentou mais 414 mil. O valor representa um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo semestre do ano anterior, tratando-se também do maior crescimento registado desde que a entidade reguladora iniciou a recolha deste indicador em 2010.

O regulador explica que, ao todo, o número de cartões ativos com utilização efetiva aumentou para 12,5 milhões no final de junho. O crescimento é explicado pela evolução dos planos pós-pagos e híbridos (+5,7% nos últimos 12 meses), que representam 62,9% do total de acessos, estando ainda associado ao gradual levantamento das limitações de circulação iniciado na segunda quinzena de março. Os planos pré-pagos, continuaram a demonstrar uma tendência de decréscimo (-0,1% nos últimos 12 meses), à semelhança do que tem vindo a ocorrer desde 2012.

Já o tráfego de voz móvel em minutos aumentou 7% face ao semestre homólogo. A Anacom indica que a evolução ocorrida neste indicador foi influenciada pela pandemia e estima-se que, caso esta não tivesse ocorrido, o tráfego médio de voz móvel por acesso, teria aumentado 4,6%. A pandemia terá também influenciado o tráfego com destino a redes internacionais, que diminuiu 12,6%.

Clique nas imagens para mais detalhes

O mais recente relatório do regulador detalha que o número de utilizadores do serviço móvel de acesso à Internet fixou-se em 8 milhões, mais 2% do que no semestre homólogo. O valor corresponde a uma penetração de cerca de 78 por 100 habitantes, mais 1,5 pontos percentuais do que no primeiro semestre de 2020.

Segundo a entidade reguladora, o aumento resulta de um maior número de utilizadores do serviço de acesso à Internet através do telemóvel (+1,3%) e de PC/tablet/pen/router (+11,9%). “Neste último caso, trata-se do maior crescimento homólogo registado desde 2010, o qual poderá estar associado ao Programa Escola Digital (lançado em setembro de 2020), ao gradual desconfinamento e ao início do Verão”, avança a Anacom.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel aumentou 24,6% em relação ao período homólogo. O crescimento é explicado pelo aumento do número de utilizadores, assim como pelo aumento da intensidade de utilização do serviço.

O tráfego médio mensal por utilizador ativo de Internet móvel aumentou 23,7% face ao primeiro semestre de 2020. Ao todo, cada utilizador de banda larga móvel consumiu, em média, 5,5 GB por mês. Por outro lado, o tráfego médio mensal gerado por PC/tablet/pen/router atingiu os 25,8 GB (+27,6%). No entanto, citando resultados de um estudo da Opensignal, o regulador indica que, apesar do aumento semestral, Portugal é o país com menor consumo médio mensal de dados móveis entre 65 países analisados.

De acordo com a Anacom, a penetração do serviço móvel ascendeu a 170,4 por 100 habitantes no período em análise. A penetração de acessos móveis comercializados em pacote com serviços fixos foi de 48,1 por 100 habitantes.

É possível verificar que alguns tipos de tráfego em roaming registaram aumentos face ao período homólogo. Em destaque está o tráfego de Internet, que voltou a crescer (+30,9% no roaming in e +37,3% no roaming out) depois da queda significativa com o início da pandemia, no segundo trimestre de 2020.

No que toca a quotas, a MEO foi o prestador com a quota mais elevada de acessos móveis ativos com utilização efetiva (40,4%), seguida da Vodafone (29,8%), da NOS (26,7%) e da NOWO (1,8%). A NOS detém a quota mais elevada de tráfego de Internet em banda larga móvel com 45,4%, seguida da MEO e da Vodafone com 27,4% e 26,7%, respetivamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.