
Se ainda não migrou para a televisão digital terrestre hoje tem um símbolo novo no ecrã do seu televisor, independentemente do canal a que esteja a assistir. Isto porque a Anacom lança esta segunda-feira, em parceria com os três operadores generalistas de televisão, uma campanha que faz a contagem decrescente para o "apagão geral", marcado para 26 de abril.
A campanha assenta numa sinalética, identificando os televisores que ainda recebem o sinal analógico, com símbolos que mudam de cor consoante o tempo que falta para a mudança: verde no caso de ainda faltarem quatro semanas, amarelo para três semanas, laranja quando faltarem duas semanas e vermelho para uma semana ou menos.
Este símbolo aparece no canto superior esquerdo, junto ao logotipo do canal, e no caso das RTP1 e da RTP inclui a imagem de um televisor associada. Na SIC e na TVI não há imagem, apenas a palavra "analógico" rodeada com a respectiva cor de aviso.
A estratégia de solicitar às estações de televisão que associem estes sinalizadores de contagem decrescente às suas emissões, é "mais eficiente do que a publicidade e as sessões de esclarecimento que possa fazer", considera o presidente da Anacom, Amado da Silva.
A campanha foi anunciada a par das alterações introduzidas no programa de subsidiação, onde se incluem a criação de um subsídio de instalação e a revisão do preço dos kit de adaptação para satélite, entre outros ajustes.
O desligamento final do sinal analógico de televisão acontece precisamente daqui a um mês. A partir de 26 de abril Portugal já só terá emissões digitais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários