O sistema electrónico de controlo fronteiriço vai estar disponível em todos os aeroportos portugueses ainda antes do próximo ano. A digitalização do sistema de confirmação da identidade está a ser implementado em toda a Europa, no âmbito de uma iniciativa de reforço da segurança nas fronteiras comunitárias. Em Portugal a iniciativa materializa-se no RAPID - Reconhecimento Autonomizado de Passageiros Identificados Documentalmente e chegou primeiro ao aeroporto de Faro.



O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras revelou ontem que tudo estará a postos para ainda antes do final do ano começar a utilizar o novo sistema de controlo electrónico de passageiros em todos os aeroportos internacionais do continente e ilhas.



Para já o RAPID está disponível apenas no aeroporto de Faro no Algarve onde decorreu a fase experimental do projecto, entretanto terminada com sucesso.



De acordo com as declarações de Manuel Palos, citado pelo Metro, o passaporte electrónico já foi solicitado por 300 mil portugueses. Além destes, o sistema será utilizado com os cidadãos dos 60 países que já usam passaporte electrónico.



Do período de testes em Faro foi possível apurar que em média a confirmação de identidade de cada cidadão com passaporte electrónico demora 23 segundos.



Notícias Relacionadas:

2006-08-28 - Passaporte Electrónico lançado hoje com a entrega do primeiro exemplar