Recentemente, a Anacom publicou um relatório sobre a utilização de Internet via satélite em Portugal, revelando um aumento de subscritores dos serviços. Apesar de ter uma penetração muito reduzida no mercado em Portugal, em cerca de 0,03%, foi registado um crescimento no acentuado de 4,7% no terceiro trimestre de 2021, quando comparado com o período do ano anterior. O acesso via satélite chegou aos 1,3 milhares de utilizadores.

A utilização de Internet fornecida por satélite tem maior força nas zonas remotas do país e com baixa densidade populacional, mas os dados demonstram um crescimento significativo desde o final de 2018.

Procurando compreender qual a melhor oferta de serviços de satélite praticados em Portugal, a Selectra, especialista em comparação de preços de telecomunicações, água e energia, investigou qual a melhor proposta atualmente. Nas suas conclusões listou a fornecedora alemã SkyDSL como aquele que pratica os preços mais acessíveis, oferecendo pacotes a começar nos 12,90 euros. Esse pacote inclui a velocidade de 18 Mbps e um limite de tráfego de 8 GB. Nas suas ofertas constam ligações melhores, como o caso de 24 Mbps e 40 Mbps por 26,90 e 29,90 euros por mês, ambos com tráfego ilimitado.

O serviço da empresa é referido como capaz de abranger todo o território nacional. Para aceder ao serviço, os utilizadores usam um modem que se liga à antena que está em contacto com um satélite de telecomunicações. No estudo da Selectra, a empresa não exige contratos de fidelização, sendo possível ao cliente desistir a qualquer momento do serviço. Refere ainda que a instalação é simples e sem a necessidade de um técnico especializado fazer a deslocação. O cliente recebe o respetivo kit com o material e instruções de como se ligar ao serviço.

No entanto, é salientado que os respetivos pacotes não incluem serviços de TV, sendo necessário usar um browser para aceder às plataformas de streaming como o Netflix ou o Disney Plus.

Além da SkyDSL, a Selectra listou outros fornecedores de serviços de Internet por satélite em Portugal. As operadores NOS e MEO têm preços mensais a partir de 24,99 e 27,99 euros respetivamente. A mais recente a surgir no mercado foi a Starlink, da SpaceX de Elon Musk, com velocidades de 1 Gbps mas com preços de 99 euros por mês. Por fim, há mais cinco fornecedores de serviços: a Greenmill (Tooway), a Nextweb (Onesat), a Eutelsat (Konnect), Satélite da Sabedoria (Bigblu e a Vivasat).