Já foram muitos os rumores sobre a possibilidade do Facebook lançar um telemóvel com marca própria, que acabaram por não se confirmar ou se transformaram em equipamentos “Facebook” lançados por outras marcas. Mas agora parece que a rede social está a contratar engenheiros para desenvolver o hardware de um smartphone.

Segundo o The New York Times, esta será a terceira tentativa da empresa para lançar um smartphone, o que parece provar que sempre havia “fogo” por trás do “fumo” dos rumores anteriores. Estas iniciativas terão sido interrompidas por “complicações de desenvolvimento”.

A mesma fonte adianta que o objetivo será lançar o equipamento comercialmente no próximo ano.

O Facebook tem tornado claro que a estratégia da rede social passa indiscutivelmente pela área móvel, acompanhando a transição crescente dos utilizadores para estes dispositivos, a partir dos quais interagem com amigos na rede social, colocam imagens e atualizam os seus murais.

Alguns modelos de smartphones de diversos fabricantes possuem ligação privilegiada ao Facebook, entre os quais se conta o HTC ChaChaCha, que está à venda em Portugal desde Junho de 2011.

A HTC era, aliás, uma das empresas que estaria a trabalhar com o Facebook para lançar um equipamento com a marca da rede social, de nome Buffy, embora a fabricante já tenha abandonado a estratégia de desenvolvimento OEM, mantendo porém linhas de desenvolvimento de equipamentos em parceria com outras marcas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador