Já foram muitos os rumores sobre a possibilidade do Facebook lançar um telemóvel com marca própria, que acabaram por não se confirmar ou se transformaram em equipamentos “Facebook” lançados por outras marcas. Mas agora parece que a rede social está a contratar engenheiros para desenvolver o hardware de um smartphone.

Segundo o The New York Times, esta será a terceira tentativa da empresa para lançar um smartphone, o que parece provar que sempre havia “fogo” por trás do “fumo” dos rumores anteriores. Estas iniciativas terão sido interrompidas por “complicações de desenvolvimento”.

A mesma fonte adianta que o objetivo será lançar o equipamento comercialmente no próximo ano.

O Facebook tem tornado claro que a estratégia da rede social passa indiscutivelmente pela área móvel, acompanhando a transição crescente dos utilizadores para estes dispositivos, a partir dos quais interagem com amigos na rede social, colocam imagens e atualizam os seus murais.

Alguns modelos de smartphones de diversos fabricantes possuem ligação privilegiada ao Facebook, entre os quais se conta o HTC ChaChaCha, que está à venda em Portugal desde Junho de 2011.

A HTC era, aliás, uma das empresas que estaria a trabalhar com o Facebook para lançar um equipamento com a marca da rede social, de nome Buffy, embora a fabricante já tenha abandonado a estratégia de desenvolvimento OEM, mantendo porém linhas de desenvolvimento de equipamentos em parceria com outras marcas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.