A Associação Global dos Fornecedores Móveis (GSA) revelou que existem atualmente 666 modelos diferentes dispositivos que suportam ligações de banda larga móvel de última geração e que destes cerca de 400 foram introduzidos no mercado durante o ano de 2012.

Ao todo existem 221 smartphones com suporte a redes LTE, 201 routers, mais de cem periféricos de ligação à Internet e cerca de 53 tablets. Com estes números os smartphones são os dispositivos que mais suportam as redes 4G, num crescimento anual de 360%. Mas também o número de tablets com suporte à quarta geração de comunicações móveis triplicou em 2012.

O seguinte quadro representa o crescimento do LTE nos últimos dois anos:




[caption][/caption]

A frequência mais utilizada é a de 700 Mhz com cerca de 280 dispositivos a serem compatíveis com este tipo de 4G, enquanto a segunda frequência mais usada é a que opera nos 2.600 MHz com 180 dispositivos a suportarem a frequência. Mas o estudo chama a atenção para o facto de os 700 Mhz funcionarem em quatro bandas diferentes e que os dispositivos por norma só suportam um desses canais.

Numa outra investigação a GSA concluiu que no início do ano existiam 145 redes comerciais de LTE em todo o mundo de diferentes operadoras de telecomunicações e 85 empresas que fabricam dispositivos compatíveis com LTE.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico