As mensagens de texto continuam a ser um dos serviços que mais potenciam os resultados dos operadores móveis e no ano passado observou-se um aumento de 50 por cento no negócio dos SMS, tons de toque e navegação na Internet a partir do telemóvel. Contudo, os SMS mantêm a liderança entre os mais rentáveis.

Segundo o estudo 2008 Global Wireless Industry Survey, apresentado no Mobile World Congress e elaborado pela PricewaterhouseCoopers na Europa, Estados Unidos, Canadá, América Latina e região Ásia-Pacífico, a maioria das operadoras admitem estar à procura de novas oportunidades nos serviços de dados para aumentar os seus resultados. Mesmo assim, para 54 por cento das empresas mais de 50 por cento dos seus resultados já provêm dos serviços de dados.

No mesmo estudo, frisa-se ainda que outra das principais apostas das operadoras móveis são as ligações WiFi. Sessenta e sete por cento das empresas inquiridas pela PricewaterhouseCoopers admitem que já oferecem ligações WiFi em locais públicos em aeroportos, hotéis, escritórios e cafés.