O ex-funcionário da agência garante que a segurança relativamente aos conteúdos que passam pelas mãos dos agentes durante o seu trabalho de vigilância é muito fraca e que não é difícil que a foto de alguém em poses menos convencionais circule pela NSA.



Numa entrevista concedida ao The Guardian esta quinta-feira, Edward Snowden admitiu mesmo que era frequente circularem pela NSA fotografias de pessoas nuas.



O ex-agente relatou casos de partilha deste tipo de informação entre agentes, quando as ações de vigilância levavam à recolha de imagens de alguém muito atraente ou em situações menos próprias.



Quem acede às imagens partilha com o colega do lado e assim sucessivamente, até que informação confidencial e da vida privada de alguém circula por toda a agência e é alvo de comentários e apreciações.

Snowden continua exilado na Rússia, depois de ter denunciado um conjunto de práticas pouco lícitas da NSA nas suas ações de vigilância e várias situações em que a agência extravasou competências para levar as ações de vigilância a um nível que tem dado origem a muito debate.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico