(Actualizada) Foi a primeira empresa a avançar com uma oferta comercial de 100 Mbps suportada em fibra óptica mas os planos de investimento mantêm-se mesmo com a actual conjuntura de crise. A Sonaecom já investiu 60 milhões de euros na rede e mantém o plano de 240 milhões de investimento até final de 2011 para cobrir 1 milhão de casas.

A empresa fez ontem parte do roteiro do governo nos três dias dedicados às Redes de Nova Geração (RNG) e Paulo Azevedo, presidente da Sonae, garantiu que a empresa está à frente do plano que tinha definido para a expansão da rede de fibra óptica.

"Não parámos, mas tivemos um arranque muito forte e tivemos de gerir os ‘timings’ e ultrapassar algumas questões", explica Paulo Azevedo, citado pelo Jornal de Negócios.

A rede de fibra da Sonaecom cobre já cerca de 150 mil casas e, segundo a empresa, o Clix Fibra está em 61% de casas passadas nas freguesias cobertas (19 freguesias cobertas na Área Metropolitana de Lisboa e 17 freguesias cobertas na Área Metropolitana do Porto.

A Sonaecom adianta ainda que conseguiu registar uma taxa média mensal de crescimento de casas passadas de 109%, enquanto a taxa média de crescimento de clientes é de 97% por mês.

A empresa garante também ter interesse nos concursos para cobertura com redes de nova geração das zonas rurais, uma iniciativa que o Governo anunciou na terça feira com o lançamento do primeiro concurso.

De acordo com o mesmo jornal, Paulo Azevedo aplaude o facto de o operador que ganhar estes concursos ter de abrir a rede aos concorrentes e defende que não é racional todos os operadores colocarem fibra nas mesmas zonas ao mesmo tempo.

Nota da Redacção: [11:31] A notícia foi actualizada com mais informação sobre a cobertura da rede da Sonaecom.