Começa já amanhã no Japão o primeiro teste de integração da tecnologia de smart card FeliCa em telemóveis i-mode suportados na rede da NTT DoCoMo. O serviço é propiciado por um acordo assinado em Outubro passado entre a Sony e o operador móvel japonês e propõe-se facilitar a aquisição e bens e serviços apenas através da utilização do telemóvel.
Transferindo para os aparelhos de comunicação móveis a tecnologia de smart card da Sony, as duas empresas permitem agora aos utilizadores usarem o telemóvel para comprar e pagar bilhetes e outros produtos, servindo ainda como cartões de identificação e de ingressos em zonas preparadas para receber a informação dos dispositivos. Estas experiências de integrar sistemas de aquisição em telemóveis estão a realizar-se um pouco por todo o mundo, utilizando diferentes métodos que vão da comunicação por infra-vermelhos ao uso de mensagens SMS.
No caso do teste que amanhã se inicia, a tecnologia FeliCa usa um chip integrado num cartão que permite a comunicação com equipamentos dedicados, existido já mais de 19 milhões de cartões em utilização no Japão. O novo serviço usa o mesmo princípio nos telemóveis i-mode equipados com a tecnologia FeliCa, que foi desenvolvida em 1988.
A NTT DoCoMo pretende manter este serviço em piloto experimental até ao Verão do próximo ano, estando envolvidos no projecto 27 fornecedores de serviços, entre os quais se contam a Sega e a companhia aérea All Nippon Airways. Os detalhes do serviço comercial, planeado para o último semestre do próximo ano, não foram ainda revelados.
Notícias Relacionadas:
2003-05-14 - Nokia prepara lançamento de "telemóvel-cartão de crédito" com MasterCard
2003-03-03 - Operadoras europeias juntam-se em iniciativa m-commerce
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários