Começa já amanhã no Japão o primeiro teste de integração da tecnologia de smart card FeliCa em telemóveis i-mode suportados na rede da NTT DoCoMo. O serviço é propiciado por um acordo assinado em Outubro passado entre a Sony e o operador móvel japonês e propõe-se facilitar a aquisição e bens e serviços apenas através da utilização do telemóvel.



Transferindo para os aparelhos de comunicação móveis a tecnologia de smart card da Sony, as duas empresas permitem agora aos utilizadores usarem o telemóvel para comprar e pagar bilhetes e outros produtos, servindo ainda como cartões de identificação e de ingressos em zonas preparadas para receber a informação dos dispositivos. Estas experiências de integrar sistemas de aquisição em telemóveis estão a realizar-se um pouco por todo o mundo, utilizando diferentes métodos que vão da comunicação por infra-vermelhos ao uso de mensagens SMS.


No caso do teste que amanhã se inicia, a tecnologia FeliCa usa um chip integrado num cartão que permite a comunicação com equipamentos dedicados, existido já mais de 19 milhões de cartões em utilização no Japão. O novo serviço usa o mesmo princípio nos telemóveis i-mode equipados com a tecnologia FeliCa, que foi desenvolvida em 1988.



A NTT DoCoMo pretende manter este serviço em piloto experimental até ao Verão do próximo ano, estando envolvidos no projecto 27 fornecedores de serviços, entre os quais se contam a Sega e a companhia aérea All Nippon Airways. Os detalhes do serviço comercial, planeado para o último semestre do próximo ano, não foram ainda revelados.

Notícias Relacionadas:

2003-05-14 - Nokia prepara lançamento de "telemóvel-cartão de crédito" com MasterCard

2003-03-03 - Operadoras europeias juntam-se em iniciativa m-commerce

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.