Está tudo pronto para o lançamento do foguetão mais potente da história da SpaceX até agora. Depois de algum tempo na plataforma para os testes estáticos, o Falcon Heavy tem a sua primeira "viagem" marcada para esta terça-feira, dia 6 de fevereiro, a acaba de receber a licença que lhe faltava para poder descolar: a de voo comercial.

Isto porque o superfoguetão, que um dia "encaminhará" uma nave com humanos até Marte, leva no seu primeiro teste de fogo um Tesla Roadster a bordo.

Depois de vários adiamentos, parece que o Falcon Heavy sempre vai testar os seus motores na data que Elon Musk anunciou mais recentemente. Dizem os especialistas que as condições atmosféricas estão 80% propícias a que isso aconteça, aconselha o patrão da SpaceX a manter baixas as expectativas para a recuperação do engenho - que se quer reutilizável. Há grande probabilidade de explodir, avisou.

Este voo pretende ser um teste às capacidades do Falcon Heavy que, ao longo dos últimos meses, tem sido submetido a vários procedimentos de preparação. Servirá essencialmente para analisar o comportamento do foguetão.

A janela de lançamento do superfoguetão decorre entre as 13h30 EST locais (18h30 GMT) até às 16h00 EST (21h00 GMT).