Fazendo face a uma mercado em consolidação, a KPN e a T-Systems, uma empresa do Grupo Deutsche Telekom, anunciaram um acordo estratégico para a partilha de serviços de comunicações e de Tecnologias da Informação. O pacto tem uma duração de cinco anos e a partilha de serviços alarga-se à infra-estrutura de rede na Europa.



Os termos do protocolo definem que a T-System vai adquirir serviços de transporte de comunicações à KPN onde não tem cobertura de rede, enquanto a KPN irá beneficiar de serviços de TI da empresa alemã. A relação não é exclusiva e em comunicado é explicado que reflecte as tendências actuais do mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação.



A empresa holandesa e a alemã têm já uma relação de colaboração em diversas áreas, explicando John van Vianen, Vice-presidente sénior da KPN, em comunicado, que espera que a KPN e a T-Systems tenham a flexibilidade e estabilidade para serem parceiros a longo prazo. "Este novo acordo complementa as relações existentes e vai dar-nos oportunidade de fornecer à T-Systems serviços significativos de dados e IP", detalha o responsável da KPN.



A T-Systems fornece já à KPN, em regime de outsourcing, serviços de impressão e facturação para os clientes fixos e móveis da KPN. As empresas estão também a analisar a possibilidade de alargarem ainda mais a colaboração através da percepção do portfólio de cada uma das companhias.



Recorde-se que para além de ser o operador incumbente no mercado holandês na rede de telecomunicações fixa e móvel, a KPN detém também serviços móveis na Bélgica e Alemanha através da BASE e E-Plus, onde está em terceiro lugar em termos de quota de mercado. A KPN tem ainda serviços de transmissão de dados em vários países da Europa Ocidental.




Ainda no início deste mês a KPN tinha comunicado a intenção de reduzir os seus efectivos em 8 mil postos de trabalho em 5 anos. Os despedimentos deverão atingir os 1.500 a 1.750 funcionários anualmente até 2010 e o objectivo é reduzir os custos em 850 milhões de euros por ano.

Notícias Relacionadas:

2004-11-09 - BT reforça posição global em redes e serviços de TI com compra da Infonet

2002-07-31 - KPN compra parte holandesa da rede da KPNQwest

2002-03-27 - Comissão Europeia investiga possível abuso de posição do operador incumbente holandês KPN