A operadora móvel da Sonaecom anunciou uma redução nas tarifas de roaming na ordem dos 50 por cento, através de um novo plano de preços internacionais Low Cost.



Através deste plano a Optimus passa a disponibilizar uma tarifa única por continente, independentemente do país de origem e de destino, bem como das operadoras e redes do destino.



O preço das comunicações em roaming para países europeus passa a fixar-se nos 75 cêntimos, 1,40 euros para os continentes africano e americano e 2,20 euros para a Ásia e Oceânia.



O Low Cost é de acordo com a Optimus o "mais barato em todos os países, de todos os operadores, em todas as horas do dia e em todos os planos tarifários", avança um comunicado.



Para aderir ao serviço é necessária a subscrição por parte dos utilizadores, com um custo de 2 euros e uma validade de 30 dias após o momento de adesão. Para promover o novo serviço, a Optimus disponibiliza a subscrição gratuita até Setembro de 2006.



Recorde-se que as tarifas de roaming na Europa estão a ser alvo de análise pela Comissão Europeia que já anunciou intenções de avançar com medidas de realinhamento de preços e aproximação às tarifas cobradas nos mercados domésticos.



Na sequência destas afirmações vários operadores europeus anunciaram entretanto planos de redução de preços para as chamadas internacionais, incluindo a Vodafone que promete reduzir em 40 por cento o preço das chamadas internacionais dentro da Europa até Abril de 2007.



A TMN disse recentemente ao Tek que pretendia manter as suas tarifas entre as mais competitivas da Europa, mas para já não revelou intenções de alterar preços neste segmento.



Mais recentemente seis operadores europeus anunciaram uma redução de preços nas comunicações internacionais realizadas entre eles (ver notícias relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2006-06-07 - Lista de colocação de professores disponível em serviço lançado pela Optimus


2006-06-02 - Operadores europeus assinam acordo para redução das tarifas grossistas de roaming