A task force IPv6, mandatada pela Comissão Europeia emitiu um conjunto de recomendações, que quer fazer chegar ao Conselho Europeu, enquanto solicitou a necessidade de empenho no cumprimento dos calendários definidos ao nível da União Europeia. A meio da segunda fase de trabalhos, o relatório ontem divulgado faz o ponto de situação dos desenvolvimentos obtidos, traçando também metas para o futuro.



Entre as recomendações emitidas pelo grupo contam-se um alerta para que o trabalho já realizado pelo grupo não seja deixado cair por terra. Para que assim não aconteça considera-se essencial a definição de metas de curto prazo, nos objectivos traçados. A task force sugere igualmente a criação de um novo painel de especialistas para definição das barreiras de origem "não técnica" na implementação do protocolo, um grupo que seria liderado pela task force. A criação de um centro de excelência que apoiasse a investigação e implementação do novo protocolo na Europa, é igualmente sugerida.



O grupo considera ainda essencial que se reforcem os princípios de necessidade que baseiam a estratégia para o IPv6 enquanto componente fundamental das metas traças pelo eEurope 2005 e planeia disponibilizar constantemente toda a informação sobre o roadmap num website criado para o efeito. A informação actualizada será também uma forma de envolver os parceiros no desenvolvimento do projecto.



A nível global, tudo deverá correr de acordo com as melhores práticas e deverá ser neste ambiente que o IPv6 auxiliará as empresas europeias a trabalhar em ambientes mais competitivos, preconiza o grupo.



Aos organismos institucionais, como Governos, escolas, universidades e mesmo ao nível da Comissão Europeia, a task force pede que se inicie a implementação do protocolo quer em sites, quer noutro tipo de infra-estruturas.



"Monitorizar o desenvolvimento do roadmap definido para o IPv6 é uma tarefa monumental. Atingir esses objectivos requer liderança mas também o apoio dos parceiros chave europeus tais como os ISP e ASP", afirmou Latif Ladid presidente da task force europeia para o IPv6.



O IPv6 é um novo protocolo de Internet que substituirá o protocolo vigente (IPv4) que se prevê esgote em alguns anos. A Comissão Europeia tem vindo a apoiar o desenvolvimento do novo protocolo, suportada por financiamentos comunitários.



Notícias Relacionadas:

2003-07-17 - Segunda reunião de task force IPv6 alinha medidas para implementação do protocolo

2003-02-13 - Grupo de Trabalho para o IPv6 reúne ainda este mês

2002-02-22 - Comissão Europeia quer acelerar adopção da norma IPv6

2001-04-24 - CE pede cumprimento dos prazos de lançamento do IP versão 6