Um estudo feito pela Anacom indica que, em 2016, a TDT atingiu valores de disponibilidade do sinal muito próximos dos 100%. A autoridade reguladora explica, em comunicado, que, de uma forma geral, verificou-se que a receção quase ininterrupta do serviço de televisão digital terrestre durante todo o ano.

É avançado que a Guarda (99,96%), Faro (99,95%) e Viana do Castelo (99,94%) foram as cidades onde foram registados os níveis mais elevados de disponibilidade do sinal de TDT. No revés da moeda, estão o Porto (99,22%), Leiria (98,56%) e Aveiro (97,06%) com os níveis mais baixos.

Segundo informações do regulador, a média nacional registada em 2016 é de 99,37%.

Outros dados indicam que janeiro foi o mês em que o nível de disponibilidade de TDT foi mais elevado (99,77 %), comparativamente a julho, que foi o mês em que esse nível atingiu o valor mais baixo do ano (98,83 %).

No que toca à estabilidade do serviço, a Anacom diz que “2016 caracterizou-se por ser um período em que a estabilidade de serviço foi elevada”, tendo dezembro sido o mês que registou o valor mais alto neste parâmetro.

Contudo, julho, de acordo com o estudo, foi o mês em que se observou uma maior instabilidade do sinal de TDT, devido às alterações atmosféricas propiciadas pelo começo do verão.

A Anacom frisa, no entanto, que a menor estabilidade pode não ter impactos tangíveis junto da maioria dos consumidores do serviço.

A TDT tem estado em debate nos últimos tempos, nomeadamente sobre o que diz respeito à capacidade do serviço para incluir novos canais.

Depois de, em junho, ter sido aprovada em Conselho de Ministros a adição de quatro novos canais, aos cinco já disponíveis (RTP1, RTP2, SIC, TVI e AR TV) à TDT, a autoridade reguladora dizia que o serviço tinha apenas capacidade para receber um máximo de três novos canais.

Assim, no dia 1 de dezembro, os canais RTP 3 e RTP Memória estrearam-se na TDT.