Na última quinta-feira, 12 de Maio, Alenquer converteu-se na primeira zona do país a receber televisão apenas em sinal digital. No âmbito de um piloto que vai envolver mais duas regiões do país até final do ano, o sinal analógico de televisão foi desligado, como acontecerá no próximo ano em todo o país e em toda a União Europeia.


Hoje o regulador das comunicações electrónicas, organismo responsável pela gestão do processo, divulgou uma nota de balanço garantindo que o processo decorreu de forma tranquila e que foi registado apenas um caso de perda do sinal de televisão, após o apagão analógico.


A transição para a Televisão Digital Terrestre tem vindo a ser preparada pela Anacom com o apoio das autarquias envolvidas e da Direcção-geral do Consumidor, com acções de esclarecimento e campanhas de informação.


Após o switch-off em Alenquer na passada quinta-feira, a Anacom e a Direcção-geral do Consumidor mantiveram representantes num posto de atendimento local, onde asseguram não ter recebido quaisquer contactos, tal como aconteceu na linha de atendimento ao público da Anacom ou na Câmara Municipal.


Apenas na linha de atendimento criada para esclarecer dúvidas sobre o processo foi recebido um contacto de um consumidor, que ficou privado do serviço de televisão em sinal aberto, com a passagem do sinal analógico para digital.


A migração da TV analógica para a TV digital pode exigir a compra de uma caixa descodificadora, para os consumidores que não tenham um televisor compatível com as normas escolhidas para suportar a tecnologia em Portugal. O acesso aos quatro canais continua, no entanto, a ser gratuito.


Agualva Cacém e Nazaré são as outras duas zonas do país que ainda este ano desligam o sinal analógico. No resto do território o sinal analógico está disponível a par com o sinal digital de televisão. Nas zonas onde tecnicamente a TDT for impossível de implementar (menos de 5% do território), a PT - que assegura o fornecimento do serviço - providenciará uma alternativa através de satélite.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.