O presidente da ZTE Corporation, um dos maiores fabricantes de telecomunicações chineses, garantiu em entrevista ao Finantial Times que a tecnologia de rede alternativa ao 3G está pronta para uso comercial. De acordo com este responsável cabe agora aos operadores e ao Estado iniciar a sua implementação.

A tecnologia estava a ser desenvolvida como alternativa ao standard usado na Europa e nos Estados Unidos, sendo conhecida como TD-SCDMA. O presidente da ZTE garante que a rede pode agora operar de forma independente, podendo ser fornecidos os terminais compatíveis.

Recorde-se que a China é um dos países que ainda não avançou com o licenciamento de redes de terceira geração, o que pode acontecer agora com base nesta nova tecnologia. O potencial de crescimento do país em termos de número de assinantes torna esta área ainda mais apetecível para os operadores, que estão expectantes da decisão sobre a tecnologia a utilizar.

Apesar da abertura promovida pela China em algumas áreas, o país tem insistido em usar a sua própria tecnologia de terceira geração móvel, o que tem causado alguma polémica.

Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Exportações de tecnologia para a China lideradas pela UE entre Janeiro e Outubro

2005-08-27 - Rede móvel vai gerir receitas na ordem dos 100 mil milhões de dólares em 2011

2004-08-23 - China e Coreia emergem como potências em 3G

2004-08-23 - China e Coreia emergem como potências em 3G