No final do verão vai ser enviada para o espaço a primeira fase do plano espacial do Centro de Engenheria de Micro-satélites de Shangai. São três os satélites de pequenas dimensões que vão para fora do planeta e em comum têm o facto de levarem equipada tecnologia da portuguesa Tekever.

E é justamente a tecnologia assegurada pela empresa nacional que vai permitir que os satélites funcionem como uma pequena constelação. Desta forma os três equipamentos estarão ligados e a comunicar entre si e com os laboratórios no planeta Terra.

"É a nossa tecnologia que faz com que os três satélites comuniquem e interajam, como numa dança espacial", salienta em comunicado o administrador da Tekever, Ricardo Mendes.

O porta-voz acrescentou ainda que esta "é a primeira vez que uma empresa portuguesa consegue estabelecer uma parceria comercial com uma entidade chinesa na área de espaço", salientando o maior investimento que a China tem disponibilizado para esta área.

Após o acordo ter sido firmado em abril de 2014, a tecnologia Gamalink da empresa portuguesa começou a ser entregue este mês - o mesmo sistema que já é usado em comunicações terrestres móveis e que permite um uso mais eficiente do espetro eletromagnético.

A Tekever é ainda pela internacionalização sobretudo ao nível de drones, participando em várias missões europeias, e recentemente a empresa recebeu a distinção de melhor aplicações móvel para o segmento de ecommerce, através da Mobizy, atribuída pela ONU.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.