
No final do verão vai ser enviada para o espaço a primeira fase do plano espacial do Centro de Engenheria de Micro-satélites de Shangai. São três os satélites de pequenas dimensões que vão para fora do planeta e em comum têm o facto de levarem equipada tecnologia da portuguesa Tekever.
E é justamente a tecnologia assegurada pela empresa nacional que vai permitir que os satélites funcionem como uma pequena constelação. Desta forma os três equipamentos estarão ligados e a comunicar entre si e com os laboratórios no planeta Terra.
"É a nossa tecnologia que faz com que os três satélites comuniquem e interajam, como numa dança espacial", salienta em comunicado o administrador da Tekever, Ricardo Mendes.
O porta-voz acrescentou ainda que esta "é a primeira vez que uma empresa portuguesa consegue estabelecer uma parceria comercial com uma entidade chinesa na área de espaço", salientando o maior investimento que a China tem disponibilizado para esta área.
Após o acordo ter sido firmado em abril de 2014, a tecnologia Gamalink da empresa portuguesa começou a ser entregue este mês - o mesmo sistema que já é usado em comunicações terrestres móveis e que permite um uso mais eficiente do espetro eletromagnético.
A Tekever é ainda pela internacionalização sobretudo ao nível de drones, participando em várias missões europeias, e recentemente a empresa recebeu a distinção de melhor aplicações móvel para o segmento de ecommerce, através da Mobizy, atribuída pela ONU.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários