A Telecom Itália admitiu hoje estar em conversações com a France Telecom, a Deutsche Telekom e a Telefónica que podem resultar numa parceria de carácter industrial entre as quatro empresas.



Guido Rossi, presidente do incumbente italiano, afasta a hipótese de um modelo de parceria que envolva troca de participações ou alterações da estrutura accionista, mas garante que as empresas têm discutido as hipóteses de estabelecer um acordo.



Um entendimento com a Telefónica espanhola tinha já sido especulado pela imprensa italiana que deu notícia de um encontro entre os presidentes das duas empresas no passado Domingo. Segundo o La Repubblica, que avançava a notícia, a reunião teria servido para discutir uma possível parceria para o mercado brasileiro, que a Telecom Itália considera estratégico nas suas actividades internacionais.



A empresa vem agora confirmar as negociações com parceiros internacionais, sem adiantar pormenores relativamente aos seus objectivos, num evento que serviu para apresentar o plano estratégico para o período 2007-2009.



A Telecom Itália tem nova equipa de gestão desde Setembro do ano passado e volta agora a virar atenções para o mercado internacional, onde ao longo dos últimos cinco anos alienou activos em 12 países garantindo receitas de 14 mil milhões de euros. Estas receitas ajudaram a combater os elevados prejuízos resultantes da participação nos leilões europeus para a obtenção de licenças de terceira geração.



No mercado internacional a empresa aproveitou também para anunciar a intenção de adquirir o Club Internet, um ISP francês propriedade da Deutsche Telekom, intenção que o operador alemão não comenta para já.



Notícias Relacionadas:

2000-12-20 - France Telecom vende participação na Deutsche Telekom

2000-02-16 - Club Internet e T-Online fundem negócio