O mercado nacional de serviços e equipamentos de telecomunicações prosseguirá uma tendência de crescimento lento até 2009, embora acima do crescimento da economia, prevê a IDC Portugal no estudo "Serviços e Equipamentos de Telecomunicações em Portugal, Análise e Previsões, 2003 – 2009".



Na análise, a IDC aponta para taxas de crescimento médias anuais de três por cento, afirmando que o valor do mercado nacional de serviços e equipamentos de telecomunicações se situará acima dos 6.000 milhões de euros em 2009. No ano passado, este mercado ultrapassou os cinco mil milhões de euros e foi dominado pelos serviços, representativos de 95 por cento deste valor. Na análise não foram considerados os serviços de Televisão por Cabo, ressalva a IDC num comunicado enviado à imprensa.



O segmento que irá apresentar maior crescimento anual médio será o dos equipamentos, com taxas superiores à totalidade do mercado, na ordem dos 4,5 por cento. Este mercado com um valor estimado de 300 milhões de euros em 2004 será dinamizado pelos investimentos em infra-estrutura de rede para a terceira geração de comunicações móveis até 2006 e pelos investimentos do mercado empresarial em telefonia IP até 2009, diz a IDC.



Na área dos serviços de telecomunicações, as várias categorias associadas aos dados - na rede fixa e móvel - apresentam taxas de crescimento superiores ao mercado global, com excepção dos serviços dial-up de acesso à Internet. Os serviços de voz que actualmente representam a maior fatia do mercado, previsivelmente, prosseguem a sua descida lenta, com um decréscimo anual médio de 0,4 por cento no período considerado.



"Enquanto o segmento de equipamentos mantém o dinamismo associado a novas vagas de inovação tecnológica, o panorama dos serviços, embora dinamizados pela convergência de serviços sob o signo dos dados e da banda larga, estão perante conjunturas em que as opções em termos de modelos de negócio e de regulação serão decisivas", afirma Gabriel Coimbra, director de pesquisa da IDC Portugal.



Notícias Relacionadas:

2005-02-15 - Mercado móvel e banda larga contribuem para crescimento do sector em 2005

2005-01-05 - IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI

2004-02-16 - IDC avança crescimento de 4% para mercado europeu de telecomunicações em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.