A DECO revela que recebeu cerca de 460.000 queixas durante 2016 e que os serviços de telecomunicações estão, uma vez mais, no topo das razões que levaram os consumidores a recorrer à associação.

Em comunicado, a associação indica que mais de 45.500 queixas submetidas no ano passado disseram respeito a serviços de telecomunicações, nomeadamente devido a contratos de fidelização a 2 anos e ofertas sem fidelização que não trazem vantagens tangíveis para os consumidores.

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O comércio eletrónico também mereceu um lugar de destaque no balanço anual da DECO. As informações indicam que grande parte das reclamações feitas nesta área está associada à não entrega ou atraso na entrega de produtos comprados na internet.

Além disso, a falta de reembolso do montante pago em caso de desistência e “a recusa de cancelamento da compra no prazo de reflexão” estão também entre as queixas mais frequentemente avançadas pelos consumidores.

Os setores energético e da água foram outros dos serviços sobre os quais foram feitas mais queixas (perto de 28.000), principalmente por causa das dificuldades apontadas no que toca à mudança de fornecedor e à faturação.

Antecipando futuros problemas, a DECO sublinha a importância da proteção dos dados digitais dos consumidores e os perigos de realizar transações através das redes sociais.

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