Os números revelados recentemente pela Anacom indicam que no terceiro trimestre do ano foram recebidas pelo regulador 14.476 reclamações. Neste universo destacam-se as queixas relacionadas com os serviços móveis, que cresceram 24,6%, face ao mesmo trimestre do ano anterior e aos serviços em pacote, que geraram 23,5% mais queixas.



Os utilizadores de telemóveis apresentaram no período em análise cerca de 4 mil queixas à Anacom. Em destaque estiveram questões relacionadas com avarias dos equipamentos. Nos serviços em pacote, entre 3.746 queixas recebidas destaque para as informações prestadas quando o serviço é vendido ou para processos e cancelamento.



A Internet e a televisão distinguem-se dos móveis e do multiplayer, com um número de queixas muito menor: 1.299 no caso da Internet e 829 no que se refere aos serviços de TV. No primeiro caso sobretudo devido a questões relacionadas com a velocidade contratada ou avarias. No segundo, voltam a ser as informações prestadas no momento da venda do produto o principal motivo de queixa.



A rede fixa afirma-se como serviço que menos motivo para reclamar dá aos utilizadores, que quando se queixam apontam sobretudo questões relacionadas com a portabilidade do número. Entre julho e setembro, o fixo motivou 539 reclamações.



O número de queixas recebidas pela Anacom entre julho e setembro representa uma diminuição de 17% face ao segundo trimestre, mas um crescimento de 11,8% no que se refere aos números apurados para o ano anterior, na mesma altura.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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