O nível de desinteresse na terceira geração móvel mantém-se elevado na Europa, fundamentando mais fortemente as teses que apontam para a rentabilidade tardia dos investimentos realizados pelos operadores nas redes UMTS. Um estudo conduzido pela Harris Interactive, no início deste ano, mostra que quase metade dos utilizadores de telemóveis de seis países europeus não têm interesse na tecnologia de terceira geração móvel.



A indiferença dos utilizadores pode ser explicada pela falta de informação, um problema identificado por 52 por cento dos inquiridos. O mesmo inquérito reconheceu diferenças significativas entre as queixas de falta de percepção sobre as vantagens da terceira geração móvel, sendo os utilizadores espanhóis os que mais referiam esse problema (71%), enquanto apenas 28% dos belgas o fez.



Mesmo quando mostradas as vantagens das novas redes de comunicação, sobretudo a nível do download mais rápido de ficheiros de dados, no acesso à Internet e serviços WAP, a transmissão de mensagens multimédia (MMS) e as chamadas de vídeo, quarenta e quatro por cento dos mais de 10 mil inquiridos no estudo afirmaram que pretendem limitar a utilização do telemóvel às chamadas de voz.



A ideia de que o preço dos serviços será demasiado elevado mantém-se como uma barreira à adesão dos utilizadores, sendo referida por 55 por cento de todos os participantes no inquérito. Esta questão foi já identificada em estudos anteriores e poderá prejudicar fortemente a maior adopção aos serviços 3G.



Curiosamente, a percentagem de utilizadores que no Reino Unido se mantém pouco interessada no 3G é mais elevada do que a média dos países inquiridos, chegando a 60 por cento. Recorde-se que o operador móvel 3 já disponibiliza serviços de terceira geração há alguns meses naquele país.

Os dados deste inquérito foram reunidos pela Harris Interactive entre 27 de Fevereiro e 4 de Março na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Os questionários online receberam 10.581 respostas, sendo 93 por cento dos inquiridos utilizadores de telemóveis.



Notícias Relacionadas:

2003-12-21 - Entrevista: "As pessoas só terão consciência das promessas do 3G quando experimentarem"

2004-04-04 - Número de lançamentos de redes 3G irá atingir o seu pico em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.