A TMN comunicou ontem, ao final do dia, que ainda em Setembro terá disponíveis novas placas de comunicação de dados sobre redes 3G com capacidade para chegar aos 3,6 Mbps. O anuncio surge depois da Vodafone ter comunicado ontem o upgrade na sua rede e o lançamento de um equipamento compatível.

A operadora móvel do Grupo PT adianta que a placa que colocará no mercado este mês se liga ao computador através da porta USB e pode por isso ser utilizada num computador portátil ou desktop. Em declarações ao TeK, Mário Sousa, responsável pelo desenvolvimento da área de Internet na TMN, explica que embora o preço não esteja ainda definido deverá ser muito idêntico aos das placas 3,5G actualmente comercializadas pela operadora.

O responsável confirmou ainda que as placas estarão à venda na rede de lojas da TMN até final de Setembro, embora não adiante nenhuma data específica. Em relação à quantidade disponibilizada numa primeira fase, Mário Sousa diz que "será a necessária para o abastecimento da rede sem falhas".

Para já a TMN está a testar a rede com velocidade de 3,6 Mbps "em algumas cidades", afirma Mário Sousa, escusando-se porém a confirmar quais as zonas. A mesma fonte adianta ainda que a expansão da rede 3,5 G com velocidade de 3,6 Mbps seguirá "um percurso semelhante" ao do upgrade das anteriores gerações de velocidade, começando pelos principais centros urbanos e estendendo-se gradualmente a outras zonas.

Mário Sousa lembra que o alargamento do 3,5G foi muito rápido, estando actualmente disponível em mais de 100 cidades e perto de 300 freguesias. A operadora espera que a rede chegue "à quase totalidade das cidades portuguesas e outras zonas urbanas de grande desenvolvimento" até final do ano.

Nota da Redacção: [12:26] A notícia foi actualizada com mais informação entretanto recolhida junto da TMN.

Notícias Relacionadas:

2006-09-07 - Vodafone actualiza 3G para 3,6Mbps e avança Connect Box para acesso à Internet via PC ou portátil

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.