A TMN, a T-Mobile e a UEFA apresentaram hoje o conjunto de serviços móveis previstos para o Europeu de Futebol, a realizar em Portugal no decurso do próximo ano. O acordo estabelecido entre as três entidades prevê que a TMN disponibilize conteúdos exclusivos da modalidade, em território nacional, enquanto a filial móvel da Deutsche Telekom garantirá a cobertura do evento fora do país.




A TMN tem em vista um mercado potencial de mais de 4,7 milhões de clientes e a sua congénere alemã cobre 70 milhões de clientes. Cada uma das operadoras promete aperfeiçoar os conteúdos multimedia que já hoje oferece aos seus clientes, assim como trabalhar no aperfeiçoamento das respectivas plataformas tecnológicas. Do lado da TMN ficou a promessa de tentar já oferecer alguns dos conteúdos previstos em suporte 3G.




Iriarte Esteves, presidente executivo da operadora explicou em conferência de imprensa que a TMN terá à disposição dos seus clientes um conjunto de serviços que permitirão acompanhar os jogos quase em tempo real: alertas por SMS de aviso com o resultado das partidas (em 30 segundos), disponibilização de imagens dos jogos através de vídeo streaming (em 3 a 4 minutos), comentários das jogadas (em 5 a 6 minutos). Para além destas, estarão disponíveis funcionalidades como personalização do telemóvel com conteúdos exclusivos, jogos java, notícias, inquéritos, toques, passatempos, screensavers, entre outros.




A generalidade dos serviços hoje apresentados estão já disponíveis, através do i9, admitiu Iriarte Esteves e não se prevêem grandes novidades até ao Europeu. Contudo, o responsável explica que a TMN está a trabalhar no seu melhoramento e não afasta a hipótese de alguns poderem já estar acessíveis através da plataforma 3G. "Esta é uma possibilidade que está em cima da mesa e estamos a trabalhar nesse sentido, para tentar disponibilizar alguns serviços com tecnologia de terceira geração a grupos mais restritos de utilizadores". No caso da T-Online a situação será idêntica e a operadora conta aperfeiçoar a oferta já existente.




Os preços a cobrar pelos serviços não estão para já definidos. Quanto à gestão e centralização dos conteúdos, esta fica a cargo da UEFA que tratará de garantir a sua integração no móvel e na Internet e a disponibilização em várias línguas.




O EURO 2004 será o primeiro evento desportivo de grande dimensão onde informação online e móvel estarão sincronizadas. No que respeita à Internet a UEFA prevê que durante o evento mais de 25 milhões de adeptos visitem o seu site.




A extensão de conteúdos a plataformas móveis foi coordenada pela UEFA New Media, uma empresa criada pela instituição europeia para explorar as potencialidades das novas tecnologias, responsável pela edição de conteúdos em várias línguas nos diversos sites ligados à UEFA.

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