Os clientes da TMN que pretendam aceder à rede WiFi da Portugal Telecom passam a ter acesso facilitado ao serviço graças a uma nova funcionalidade de autenticação automática à rede, que permite ao cliente identificar-se com os dados do SIM.

A possibilidade é garantida pela introdução da tecnologia 802.1x, que faz a autenticação automática do utilizador com as credenciais do cartão SIM (EAP-SIM) a partir de uma única instrução e elimina a necessidade de introdução do tradicional username e password.

No caso dos clientes PT de acesso à Internet pela rede fixa através do Meo, Telepac ADSL ou SAPO, a operadora tem em vigor uma promoção que permite o acesso gratuito à rede WiFi, extensível até ao final do ano.

Os clientes abrangidos por esta promoção também podem beneficiar do acesso gratuito via telemóvel e usando o novo sistema de autenticação. Quando tentarem entrar na rede é verificado se são ou não clientes de algum dos serviços fixos de acesso à Internet e confirmada esta situação o acesso a partir do telemóvel é enquadrado na promoção e não taxado, explicou a operadora ao TeK.

Para os clientes da operadora que não disponham de nenhum dos serviços abrangidos pela promoção em vigor até final do ano, o acesso à rede WiFi da operadora a partir do telemóvel é cobrado aos preços previstos no tarifário de banda larga no telemóvel.

A TMN conta com 1.500 hotspots WiFi espalhados pelo país e oferece uma cobertura internacional de 30.000 pontos. A operadora defende que a nova forma de acesso à rede vem não apenas facilitar o acesso dos utilizadores, como elevar os padrões de segurança associados à utilização do serviço.