Durante a apresentação do novo portal multimédia i9, a TMN revelou que vai reduzir em 60 por cento o preço do serviço GPRS, cobrado em termos de tráfego, para 1 cêntimo por kilobyte. Este mesmo valor era já cobrado pela Vodafone desde Janeiro e pela Optimus desde 12 de Maio de 2003.

Desde o início do ano que a Vodafone, integrou no seu tarifário o preço de 1 cêntimo por kilobyte nas chamadas de GPRS dentro do serviço multimédia Live!. Esta operadora iniciou também em Abril de 2003 um preço especial de fim de semana com uma cobrança de 0,24 cêntimos por kilobyte, sendo que até 31 de Março a utilização do portal multimédia em GPRS nos fins de semana era gratuita, explicou ao TeK fonte do Gabinete de Comunicação da empresa.

Ainda no mês passado a Optimus tinha também lançado um preço promocional no portal multimédia Optimus Zone para 0,2 cêntimos por kilobyte na navegação Web, no que afirmou ser uma redução de 70 por cento em relação ao seu preço médio do GPRS. Esta promoção aplicava-se apenas ao Optimus Zone e deveria manter-se até ao final de Agosto, embora os responsáveis pela empresa ainda não tivessem revelado os preços a praticar a partir de Setembro.

Agora a TMN afirma que este novo preço por kilobyte é para ser aplicado à generalidade dos serviços GPRS. "É um esforço que a TMN está a fazer para quebrar a barreira preço", explicou Eduardo Claúdio, director da área de dados e conteúdos da TMN em conferência de imprensa. Este responsável acredita que as pessoas ainda mantêm o mito de que o serviço de dados é caro e pretende desta forma que os clientes da TMN experimentem o i9 e outros serviços GPRS para ultrapassar esta ideia preconcebida.

Para além desta redução de 60 por cento no preço por kilobyte, a TMN vai ainda ter a decorrer uma promoção até final de Setembro que é válida apenas aos fins de semana e permite a navegação em serviços GPRS pagando apenas 0,2 cêntimos por kilobyte.

De acordo com Joana Ribeiro da Silva, Directora do Departamento de Serviços de Dados para Particulares da Optimus, a empresa do grupo SonaeCom já era pioneira na redução dos preços do serviço GPRS para clientes particulares efectuando uma redução nos tarifários a 12 de Maio de 2003. A partir desta data o tarifário GPRS para acesso WAP (clientes particulares) apresenta um preço de 1 cêntimo por KB, sendo, porém, grátis até final de Agosto.




Joana Ribeiro da Silva explicou ainda ao TeK que uma das maiores barreiras à utilização de qualquer produto ou serviço é o preço, "julgamos natural que haja espaço para que as operadoras móveis efectuem reduções de preços como estratégia para massificar a utilização de serviços de dados", comenta ainda.




Nota de Redacção: [2003-06-26 14:09:00] Esta notícia foi alterada para incluir as declarações da Optimus.
[2003-06-26 15:54:00] A notícia foi actualizada novamente com informação da Vodafone. A primeira notícia estava incorrecta pois partia do princípio que a TMN estava a colocar os preços do GPRS abaixo dos praticados no mercado.




Notícias Relacionadas:

2003-06-25 - TMN responde a tendência de mercado móvel com Portal Multimédia i9

2003-06-04 - Optimus Zone com Internet "verdadeira" através de browser da Opera Software