(Atualizada) Esta semana está a mostrar o confronto real entre a cor vermelha e azul na oferta móvel em Portugal, pondo em marcha novos argumentos concorrenciais entre as duas líderes do sector. Depois da Vodafone ter lançado o RED, um tarifário que foi olhado como uma resposta ao M4O da PT, agora é a vez da TMN relançar o Unlimited, um tarifário com chamadas ilimitadas para todas as redes.

A operadora do grupo PT já tinha lançado o tarifário Unlimited em 2011 (na altura com o smartphone Galaxy S) , apostando num pacote de chamadas para rede fixa e móveis de todos os operadores, com base num plafond de minutos, que se tornava ilimitado para todas as redes a partir dos 100 euros de mensalidade.

Agora a TMN reposiciona o tarifário pós pago, alargando o conceito de convergência entre as redes fixas e móveis e associando também aos pacotes uma gama vasta de smartphones.

Fonte da TMN garante que o reposicionamento da oferta já estava em marcha desde janeiro, e que não é uma resposta ao RED, embora a campanha de comunicação arranque amanhã. Aliás a Optimus também tinha reformatado recentemente o Smart, baseado no mesmo conceito.

O novo Unlimited muda os nomes dos tarifários, que antes se chamavam Unlimited 15, 30, 45, 60 ou 100 e que agora são simplificados em nome e em estrutura.




O Unlimited S tem uma mensalidade de 15,9 euros que já incluem 100 minutos de chamadas ou SMS para a rede TMN, redes fixas ou outras redes móveis. Fora do plafond as chamadas custam 18 cêntimos por minuto. No modelo Unlimited M a mensalidade sobe para 29,9 euros e todas as chamadas para a rede TMN e redes fixas são incluídas, mas há que somar também um plafond de 120 minutos de comunicações para outras redes, no entanto o custo das chamadas fora do pacote sobe para 21,2 cêntimos por minuto.



As comunicações começam a ser verdadeiramente ilimitadas para todas as redes no Unlimited L e Unlimited XL, cujas mensalidades são de 39,9 e 69,9 euros, respetivamente. Aqui não há limites de minutos para a rede TMN ou a rede fixa, nem para outras redes móveis, mas em letras miudinhas a TMN escreve no site que este tarifário está sujeito a "uma politica de utilização responsável" que contempla 5.000 min/sms para tmn e rede fixa e 2.000 min/sms para outras redes nacionais.




[caption]quadro[/caption]

Estes tarifários são também mais generosos do que os Unlimited originais no acesso à Internet. O plafond do Unlimited S inclui 600 MB de internet e wi-fi ilimitado, que passa a 1GB de Internet no Unlimited M e L, subindo para 5 GB no Unlimited XL.

Embora o RED junte às comunicações móveis a Internet fixa e os canais de TV, tal como faz o M4O, ofertas que o TeK já analisou ao detalhe esta semana, é evidente que o novo Unlimited da TMN tem trunfos para jogar num cenário cada vez mais concorrencial no mercado móvel, sobretudo se considerarmos que há menos de um ano os operadores colocavam todos as ofertas de chamadas ilimitadas acima dos 100 euros por mês.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na informação sobre o tráfego incluído nos packs M e L. Foi ainda utilizada a informação das comunicações gratuitas para incluir a nota relativa à "política de utilização responsável".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.