A TMN vai colocar à venda a partir da próxima segunda-feira, ao final do dia, os seus primeiros smartphones equipados com o sistema operativo Android, desenvolvido pela Google, de marca HTC.

Para os clientes de assinatura, os HTC Magic têm um custo mensal de 99 euros, associado a um pacote de dados e voz. Em regime pré-pago, os terminais custam 474,90 euros, mas terão descontos consoante o tarifário escohido.

Por agora, a versão do sistema operativo está em inglês, mas a TMN promete uma versão traduzida para português nas próximas semanas. "Quisemos ser early adopters e achámos que questão do inglês não seria uma barreira à adopção do HTC Magic. Por um lado penso que os portugueses estão confortáveis com a língua e por outro há uma grande apetência pelo terminal", justificou Zeinal Bava, presidente executivo da PT, na conferência de imprensa que marcou o lançamento oficial do smartphone pela operadora.

Os HTC Magic vão começar por ser comercializados a partir da próxima segunda-feira online e em duas lojas físicas: a loja TMN do Chiado e a loja TMN da Boavista, com as vendas a seresmalargadas a toda a rede de lojas TMN na terça-feira.

Recorde-se que o modelo Android da HTC não será um exclusivo da operadora móvel do grupo PT. Contactada pelo TeK, a Vodafone confirmou na semana passada que também vai comercializar o terminal com Android ainda este mês, embora não tenha avançado uma data concreta para o lançamenton nem preços para o equipamento.

Mercado Android em destaque

Entre as funcionalidades oferecidas pelo segundo telefone da HTC com o sistema operativo da Google, destaque para o acesso ao conjunto alargado de aplicações disponíveis no Android Market, muitas delas gratuitas.

No vasto catálogo existente está a Banca SAPO, uma aplicação desenvolvida pelo SAPO, que permite aceder às capas diárias de jornais e às notícias em português, actualizadas em tempo real.

No HTC Magic está também disponível o SAPO Mobile, optimizado para o browser do Android.

O SAPO e a TMN prometem não ficar por aqui, antecipando para os próximos tempos outras aplicações para os telemóveis com a plataforma Android, com conteúdos em português.

"Acreditamos que o modelo de futuro passa por uma maior cooperação e que a aposta numa plataforma open source é realmente importante. O Android tem um mercado em termos de aplicações que não tem paralelo com qualquer outro sistema operativo", salientou Zeinal Bava.

O presidente executivo da PT referiu ainda que compete aos operadores darem aos utilizadores possibilidade de escolha, "por isso a TMN procura ter as melhores alternativas".

"Se há um segmento de mercado que vai aumentar significativamente no futuro é o deste tipo de aparelhos, que consegue reunir aplicações a que estamos apenas habituados a ter no PC", afirmou Zeinal Bava, garantindo que a aposta nos smartphones é para manter.

A operadora móvel diz ter uma quota de mercado nos smartphones de 75 por cento. O tráfego de dados representa actualmente cerca de 23 por cento das receitas da TMN, dos quais 90 por cento é conectividade, "ou seja, aplicações que vão além do SMS".

Um telemóvel para ter always on

Com um ecrã táctil HVGA de 3,2 polegadas e acelerómetro, com sensor de movimento e posição do telefone, o HTC Magic permite a navegação nos menus através de uma trackball, contando com teclas de acesso rápido, com vista a proporcionar ao utilizador um acesso intuitivo e simples a todas as funcionalidades.

Destaque para a sincronização com o Microsoft Exchange Server e para as opções de acesso a contas de correio electrónico e mensagens instantâneas, nomeadamente ao Gmail e ao Google Talk.

De salientar ainda as funcionalidades de entretenimento, caso da câmara fotográfica 3,2 Megapixeis, a câmara de vídeo, o leitor de MP3.

O HTC Magic conta, também, com a possibilidade de navegação através de GPS. Google Search, Google Maps e YouTube são outras aplicações de destaque.