No dia 15 de janeiro o vulcão subaquático Hunga Tonga entrou em erupção, perto da ilha de Tonga, no Oceano Pacífico. Este já é considerado um dos mais violentos dos últimos tempos e terá mesmo batido recordes de magnitude, segundo a NASA. O vulcão causou vários estragos, nomeadamente a destruição do cabo submarino, que conecta as ilhas ao resto do mundo. Este cabo de dados é responsável por 99% das comunicações e os estragos causaram o isolamento do arquipélago.

Cinco semanas depois de ter ficado isolado, o Tonga voltou a estar conectado online. Uma das principais fornecedoras de telecomunicações do arquipélago, a Digicel, já restaurou as ligações em duas ilhas, Tongatapu e Eua, depois das reparações feitas pelo submarino Reliance ao cabo subaquático que tem cerca de 827 quilómetros de comprimento. O cabo ótico liga o arquipélago de Tonga ao Fiji, e a partir daí com o mundo.

Foram necessários 20 dias para substituir uma parte do cabo submarino de 92 quilómetros de fibra ótica, avança a Reuters. “Os habitantes da ilha principal vão ter acesso online quase de imediato”, referiu o responsável pelo cabo à agência, depois de ter feito um primeiro post no Facebook depois das avarias.

Veja na galeria imagens do Tonga antes e depois da erupção do vulcão:

Ainda assim, as equipas de reparações ainda têm muito trabalho pela frente. A próxima etapa é reparar as partes do cabo que fazem as ligações domésticas entre a ilha principal Tongatapu às restantes zonas do arquipélago, que foram as principais vítimas do Tsunami. Os técnicos estimam que pode demorar entre seis a nove meses para concluir as reparações. E o motivo é a falta de cabo ótico para os “remendos”.

Tonga depende dos serviços de satélites de comunicação, que vão melhorar com a ligação do cabo à ilha principal. A Digicel manifestou-se disponível para aumentar o investimento e otimizar a rede, de forma a preparar-se para futuros eventos catastróficos desta natureza.

O vulcão teve efeitos de transformação na região do Tonga, mas os cientistas têm novos dados sobre a violência da erupção. A NASA afirma que esta poderá ter estabelecido um recorde como a maior registada por satélites. Os cientistas calculam que a pluma do dia 15 de janeiro alcançou 58 quilómetros de altitude no seu pico. A pluma era composta por gás, vapor e cinza projetada pelo vulcão, tendo atingido a mesosfera, aquela que é a terceira camada da atmosfera terrestre.

Até aqui, o maior registo de uma pluma vulcânica era do Monte Pinatubo nas Filipinas, que projetou cinza até 35 quilómetros de altitude em 1991.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.