
Só entram em vigor amanhã as novas regras para os serviços de valor acrescentado e publicidade nos telemóveis mas o maior conhecimento dos utilizadores sobre os seus direitos fez com que as queixas aumentassem nos primeiros três meses do ano.
A Direcção-geral do consumidor (DGC) já recebeu mais do dobro das queixas do que no total do ano passado e a DECO tem registo de 242 reclamações, quando em 2008 recebeu um total de 302. Em 2007 o número de queixas não tinha chegado aos 100, contabiliza a Lusa.
Os utilizadores queixam-se sobretudo de não serem convenientemente informados das condições dos serviços que subscreviam, que implicam renovações automáticas de assinaturas. Algumas situações denunciadas à DECO passavam mesmo pela ilegalidade, como o envio de mensagens que automaticamente implicavam uma subscrição de serviços a menos que fosse dada uma resposta negativa.
As novas regras obrigam a um registo prévio das empresas e serviços de valor acrescentado junto da Anacom, que será responsável pela fiscalização.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários