O volume de dados que circulam online deverá crescer para os 1,3 zettabytes (um zettabyte corresponde a 1.024 exabytes) nos próximos quatro anos, estima a Cisco, que esta semana divulgou uma nova edição do estudo Visual Networking Index.

Naquela que é a sexta edição do estudo dedicada ao tráfego de dados nas redes fixas, a empresa destaca ainda que metade do volume de tráfego previsto para 2016 deverá ficar a dever-se a dispositivos que, embora utilizem a rede fixa para aceder à Internet, o fazem a partir de ligações sem fios W-Fi.

De acordo com a gigante das comunicações, pela mesma altura o número de equipamentos, em todo o mundo, ligados à Internet ascenderá aos 18,9 mil milhões - um número que ficará a dever-se, em parte, ao advento das comunicações máquina-a-máquina (M2M, ou Machine-to-Machine).

Os números previstos estarão também relacionados com o aumento previsto para o universo da população online, que daqui a quatro anos se situará nos 3,4 mil milhões de utilizadores, que acederão à rede a uma velocidade média de 34 megabits por segundo (Mbps).

A velocidade estimada para navegação em 2016 representa um aumento importante face aos 9 Mpbs que constituem a média nos dias que correm, segundo os cálculos da empresa, e ajudará a explicar porque é que esta espera também um aumento de cinco vezes no volume de downloads de vídeo - tendo por base os valores registados em 2011 e os estimados para 2016.

Uma fatia importante desse número será representada pela presença crescente da televisão digital no dia-a-dia dos consumidores. De acordo com a Cisco, este serviço passará dos 694 milhões de subscritores o ano passado para os 1,3 mil milhões em 2016.

Nota de redação: Foi feita uma precisão à informação sobre a correspondência entre zettabyte e exabytes: uma zettabyte corresponde a 1.024 exabytes (não a mil como tinha sido referido). A designação anterior arredondava o valor apresentado, já que o objetivo principal é dar uma ideia de grandeza. De qualquer forma e para não gerar confusão junto dos leitores fica a precisão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.