Os dados constam do relatório trimestral da Anacom, que entre abril e junho apurou um crescimento de 1,7% para a utilização da TV por subscrição em pacote. A tendência mais vincada vai para a combinação de três a quatro serviços (59,7%). A combinação de dois serviços é preferida por 15,4% dos clientes.



Outra tendência confirmada no segundo trimestre do ano é o crescimento das tecnologias de fibra, que ganharam 20 mil novos clientes no período. O xDSL segue a mesma tendência e aumentou o número de clientes nos três meses em análise em 20 mil. Já o cabo e o satélite estão em queda - uma tendência que também não é nova.



No trimestre, o número de clientes destas tecnologias reduziu-se 0,9 e 2,1% respetivamente, reduzindo a sua quota de mercado para 45,6% e 20,1%. O xDSL garantia no final de junho uma quota de 20,5% e o FTTH/B 13,8%.



Em junho existiam em Portugal 3,14 milhões de assinantes de serviços de TV por subscrição, refletindo um crescimento de 14 mil assinantes face aos três meses anteriores. Cerca de metade destes clientes têm acesso a mais de 80 canais e 18,8% subscrevem canais premium, menos 5,4 pontos percentuais que no mesmo período do ano passado.



É um mercado que gerou receitas totais de 640,4 milhões de euros, número que também traduz um crescimento. Neste caso de 3,6% face ao período homólogo.



A Zon continua a ser a operadora com mais clientes, garantindo uma quota de 49%. A PT, com o serviço Meo, ocupa a segunda posição com uma quota de 40,4%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico