A empresa de pesquisa de mercado, Forrester Research, publicou recentemente o relatório "Big Banks Dominate iDTV" onde revela que em 2004 serão 21 milhões os adultos britânicos a utilizar os serviços da televisão digital interactiva, ou seja, mais 11 milhões que agora. Todavia, embora estas previsões sejam encorajadoras o mesmo estudo revela que apenas 2,2 milhões vão utilizar o TV Banking nesse ano.



Uma das razões apontadas pelos responsáveis deste relatório para esta fraca adesão é o facto de os utilizadores ainda não estarem suficientemente familiarizados com os produtos e serviços disponibilizados pela televisão interactiva. Para além deste aspecto acresce a circunstância de apenas as entidades bancárias com mais projecção poderem vir a disponibilizar os seus serviços na TVi, já que os banco de menor dimensão não têm os recursos necessários.



A empresa de pesquisa estima que os seis bancos que têm possibilidades de explorar a TVi gastam em média 1,4 milhões de libras (2,26 milhões de euros ou 454,8 milhões de contos) cada para construir a sua infraestrutura de serviços, antes de pagar aos operadores.



Este relatório aconselha ainda os bancos a confiar apenas alguns produtos financeiros neste sistema já que ainda apresenta muitas limitações – como por exemplo não ser um bom meio para transmitir informação complexa como os detalhe de uma hipoteca –, mas sempre vai dizendo que o melhor será começar desde logo a adicionar interactividade às campanhas televisivas actuais.



Notícias Relacionadas:

2001-11-22 - Serviço interactivo da TV Cabo "descola" a partir de Janeiro

2001-08-21 - Cap Gemini indica condições de sucesso para a televisão interactiva

2001-08-29 - Utilização da televisão interactiva vai generalizar-se na Europa